sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sorvete de doce de leite


"Este não é apenas o melhor sorvete de doce de leite que já provamos, é o melhor sorvete que já provamos, ponto final", disseram os redatores da revista Gourmet no especial deles sobre sorvetes. Uau. Eu, que adoro um doce de leite (vocês devem ter percebido), fiquei mais do que curiosa para provar a receita que prometia resultado tão escandaloso.

A receita original você encontra aqui, mas como se ela já não fosse fácil o suficiente eu resolvi simplificar ainda mais, eliminando as nozes e usando a lata de leite condensado como medida para o leite e o creme de leite. Então a minha versão ficou a seguinte: faça o doce de leite a partir de uma lata de leite condensado (ou compre pronto e use a medida que quiser) e reserve.

Use a lata do leite condensado para medir duas partes iguais de leite e creme de leite fresco (a receita original usa duas partes de leite para uma de creme, mas eu achei que usando partes iguais o sorvete ficou mais cremoso e suave) e leve ao fogo para esquentar. Depois misture o doce de leite até que ele dissolva completamente e coloque num recipiente na geladeira para esfriar por algumas horas.


Depois, é só colocar na sorveteira e seguir as instruções do fabricante et voilà!. O meu rendeu quase dois litros, e o sorvete ficou com uma textura fantástica. Não ficou muito doce, mas o suficiente para se sentir o puro sabor do doce de leite. Meu marido provou e declarou que era o melhor sorvete que eu já tinha feito, e um dos melhores que ele já tinha provado. Hum, esse pessoal da Gourmet sabe mesmo do que fala...

8 comentários:

brisa disse...

Que legal!! Eu tb estou de olho na receita, tanto que cozinhei duas latas no weekend passado (pra garantir nao faltar).Mas tive que deixar esfriando entao farei neste weekend,com a sua receita:))))))

Thanks!!

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Eva e adorei seu blog! O sorvete parece muito bom, eu vou fazer, mas vou usar doce de leite argentino (Ilolay, escolhido o melhor do ano), depois eu conto o resultado! Abraço

Anônimo disse...

HUMMMMMMMMM
DEVE TER FICADO UMA DELICIA MESMO, PRINCIPALMENTE PELO FATO DO LU, TER DADO NOTA 10, O QUE NEM SEMPRE ACONTECE....
BEIJOS DA MAMI

Lua Limaverde disse...

Também postei um sorvete de doce de leite há uns dias, e realmente é um sabor maravilhoso, já repeti várias vezes. Uma dica: depois de um tempo na sorveteira você pode ir acrescentando pequenas colheradas de doce de leite puro pelo buraco da máquina. É incrível encontrar gotas de doce de leite puro pelo meio do sorvete... ;D

brisa disse...

Oi!! Eu fiz e os kids adoraram e o sabor realmente ficou delicioso, mas o meu ficou meio duro depois de ir ao freezer (eskecih de colocar alcohol). O seu tb, ou deixei "churn" por mais tempo que deveria??

Obrigada por dividir e pela resposta, se houver:))

abs

Ludmila Carvalho disse...

Oi Brisak, o meu sorvete ficou bem mole mesmo depois de ter ido ao freezer, e eu não usei álcool. Não acredito que tenha sido o tempo deixado na sorveteira, porque para sorvetes sem agentes "engrossadores" (tipo gema de ovo) o tempo na sorveteira influi pouco na consistência final do sorvete. Talvez tenha sido a proporção do leite para o creme de leite, você usou medidas iguais? Fora isso, não sei o que pode ter sido. Mas lembre-se que sempre é bom tirar qualquer sorvete do freezer uns dez minutinhos antes de servir para ele ficar numa consistência legal. Sorvete muito duro e gelado tem menos sabor.

Beijos,
Lud

Catherine disse...

Será que alguém sabe onde eu posso comprar o doce de leite Ilolay? Eu o conheci quando fui pra Argentina, e sem dúvida é o melhor doce de leite que já comi! O problema é que aqui no Brasil nunca o encontrei pra comprar...

Se o anônimo souber onde vende, pode me informar? Obrigada. Beijo.

Anônimo disse...

Para a Mariana o doce de leite ilolay é distribuido no Brasil pelo Destro Atacadista fone (11)2152 1000