quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sorvete de chá verde


Quem lê este blog com frequência (alguém? mãe?) deve ter percebido que, após um período frenético-obsessivo fazendo sorvetes, nunca mais eu apareci com uma receita nova por aqui. Não, não foi enjôo de tanto sorvete, se é que isso existe. Também não foi o final do verão que me desencorajou, porque ainda está calor suficiente para se tomar um sorvetinho depois do almoço.

A verdade é que depois que minha sobrinha voltou para o Brasil, perdi não só minha ajudante-mor na tarefa de fazer sorvetes mas também a minha provadora e crítica número um, modelo fotográfica e compositora de jingles promocionais dos gelados. É, foi saudade mesmo, porque agora toda vez que faço sorvete me lembro dela e de como nos divertimos juntas.

Por isso mesmo, decidi fazer um sorvete que ela jamais aprovaria caso estivesse aqui: sorvete de chá verde. Estava querendo fazer este sabor há um tempão, não só pela cor e pelo exotismo, mas porque eu adoro chá verde (e adoro sorvete de café, então eu só podia gostar de sorvete de chá verde). Catei a receita do David Lebovitz, que é bem simples, e desencavei a sorveteira do congelador.

Para fazer sorvete - ou qualquer produto culinário - de chá verde é preciso usar um ingrediente chamado matcha, que é um pó de chá verde japonês super fino e super-ultra-mega concentrado. Infelizmente não é tão fácil encontrar o matcha fora dos mercadinhos especializados em produtos asiáticos. Eu comprei o meu em Chinatown.


Sorvete de chá verde
(Receita do livro The Perfect Scoop, de David Lebovitz)

- 1 xícara de leite integral
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- 4 colheres de chá de matcha (pó de chá verde)
- 6 gemas de ovo
- pitada de sal

Numa vasilha, coloque o creme de leite e misture com o pó de chá verde - não se preocupe em dissover o pó por completo neste momento. Reserve. Numa panela, coloque o leite, açúcar e pitada de sal para esquentar. Numa outra vasilha bata levemente as gemas.

Quando o leite estiver morno, vá despejando aos poucos sobre as gemas, batendo vigorosamente para evitar que elas cozinhem. Quando o líquido tiver sido todo incorporado, volte para a panela e volte ao fogo brando e mexa com uma espátula até o creme engrossar (não deixe ferver!).

Depois passe esse creme por uma peneira sobre o creme de leite com o matcha. Misture vigorosamente para que o matcha dissova por completo. O líquido vai ficar com uma coloração verde clara. Refrigere na geladeira por algumas horas e depois coloque na sorveteira seguindo as particularidades do seu modelo.

O veredito: Eu optei por fazer meia receita e dei graças depois, porque aparentemente ninguém aprovou este sorvete. Apesar da cor ter ficado meio fraquinha (nada como o verde neon da ilustração do livro), o gosto ficou super forte e nem um pouco doce, mesmo com todo o açúcar que pede a receita. Recomendável apenas para os amantes incondicionais de chá verde bem amargo, ou a título de curiosidade para finalizar um jantar com tema asiático, quem sabe misturado a outro sabor de sorvete mais doce, para contrastar.

5 comentários:

Lílian disse...

Eu leio e adoro! Aliás, qual a marca da sua sorveteira? : ) (obrigada)

Unknown disse...

Eu tbem leio sempre! Só não comento! Alias já reproduzi algumas receitas em casa.

Fabrícia disse...

Eu leio...todos os dias sem falta.... eheheh. Lud onde comprou o matcha?...quero fazer um bolo. O sorvete ficou divinamente lindo e com uma textura suave....quero provar.
Bjcas

Ludmila Carvalho disse...

Lílian, minha sorveteira é aquela Hamilton Beach que muita gente tem.

Fred, obrigada por ler o blog! Relendo o post pareceu que eu estava "pescando" elogios, embora não tenha sido essa a idéia, adorei saber que tenho sim leitores fiéis:-)

Fá, querida, eu comprei o matcha em Chinatown, em alguma daquelas lojinhas de bugigangas - não saberia dizer qual, só olhando mesmo... mas acho que muitas devem ter. Também queria fazer um bolo ou biscoitos pra ver se ficam bons.

Anônimo disse...

oiii,eu tb dou uma passadinha aki todos os dias seu blog ,alias adoro ,esta sempre muito interessante,belas fotos .receitinhas maravilhosas
parabens .