quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Porco assado com mel e alecrim


Eu adoro carne de porco, mas nunca entendi muito bem a insistência que se tem em servir esta carne com molhos adocidados ou à base de frutas. Sim, é uma daquelas combinações de sabores clássicas e deve ter lá sua explicação, mas eu não sou muito fã daqueles porcos recheados com molho de maçã e não sei mais o quê. Acho que fica enjoativo e distrai do sabor da carne, que para mim é um dos melhores que tem.

Tendo dito isso, um dia estava assistindo ao programa French Food at Home, com Laura Calder, no qual ela fez um porco assado no mel e alecrim. Não sei se foi a combinação destes ingredientes que mais atiçou a minha curiosidade ou a imagem da carne já pronta, com aquela crosta crocante e bem caramelizada do mel. Decidi dar uma chance à idéia.


Na receita original ela usava uma mistura de temperos chamada quatre-épices (noz moscada, canela, pimenta e cravo), mas eu decidi simplificar. Peguei uma peça de filé de porco para assados e temperei bem com sal, pimenta e alecrim picado. Nessas horas eu dou uma de Jamie Oliver e espalho os temperos na tábua de cortar e enrolo a carne na tábua até ela "pegar" tudinho. Coloquei a carne numa assadeira forrada com papel alumínio e despejei uma quantidade generosa de mel por cima. O mel forma uma camada transparente e grudenta, protegendo os temperos e a umidade natural da carne. Levei ao forno quente (400F) por 50 minutos - este tempo varia, naturalmente, dependendo do tamanho da carne.

O mel carameliza e faz uma crosta bem gostosa na carne, além de formar um caldinho bem saboroso no fundo da assadeira. Felizmente não ficou doce demais para o meu paladar, mas na medida certa entre o doce e o salgado dos temperos (especialmente o alecrim, indispensável). Servi com arroz branco e as batatas amassadas do post anterior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ludmila essa carne de porco deve ter ficado um delicia !!!adorei !!! Adoro seu blog viu !!! bjs Tia ionca.

A Dona da Cozinha disse...

Ludmila, você arrasou!! vou fazer por aqui.
boa semana
paula