quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Batata "no murro"


Está cansada daquela batata assada no forno? Quer variar? Experimente fazer assim: pegue umas cinco ou seis batatas médias (calcule duas por pessoa) e coloque para ferver numa panela com água, com casca e tudo. Quando elas estiverem bem macias, mas antes do ponto de fazer purê, retire-as da água e coloque-as numa assadeira untada com azeite.

Agora vem a parte divertida: com o fundo de uma garrafa, um amassador de batatas ou os próprios punhos, se você tiver coragem (usei a garrafa), amasse as batatas até a casca romper e seu conteúdo se espalhar um pouco. Só tome cuidado para não pulverizar as coitadas. Tempere cada batata amassada com bastante sal, pimenta e alecrim picado, cubra com um generoso fio de azeite e leve ao forno bem quente (400F) por uns vinte minutos.

A casca da batata fica absolutamente crocante, enquanto o interior permanece macio. Não me lembro bem onde eu vi essa idéia deliciosa, e ainda por cima muito divertida de espatifar as batatas "no murro". As minhas não espatifaram muito porque poderiam ter cozinhado por mais tempo. O ideal é usar batatas orgânicas porque sabemos que suas cascas não estão cheias de agrotóxicos, mas se não for possível lave bem as batatas e escolha aquelas com a casca mais fina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ludmila.
Esta ideia das batatas a murro é típica da cozinha portuguesa. Temos um prato típico que se chama Bacalhau Assado com Batatas a murro. Pode ver como se faz aqui: http://www.gastronomias.com/lusofonia/pt.beira_alta002.html
Um abraço.
Susana.