segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Torta de limão

O primeiro destino do leite condensado que eu comprei semana passada foi virar uma torta de limão refrescante para os dias de calor intenso que tem feito por aqui. A receita vem em três etapas bem simples e o resultado, mais uma vez, bota as sobremesas pré-fabricadas de alguns restaurantes no chinelo.

Ingredientes:

Para a massa de biscoito:

- 1 xícara e ¼ de farelo de biscoito – eu usei um biscoito chamado Graham crackers, que é o indicado para a receita e tem uma até versão que já vem em farelos, mas não sei qual seria o biscoito no Brasil. Alguém sabe?
- 5 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
- ¼ de xícara de açúcar

Para a torta:

- 3 gemas
- 2 colheres de chá de raspas de limão (reserve um pouco para decorar)
- 1 lata de leite condensado
- 2/3 de xícara de suco de limão

Para a decoração:

- chantili ou creme de leite fresco batido com açúcar
- mais raspas de limão

Primeiro faz-se a massa que deve esfriar antes de receber o recheio. Misture os farelos de biscoito, a manteiga e o açúcar e forre um prato de torta de 22 centímetros, pressionando bem para ficar numa grossura uniforme. Leve ao forno médio por 8 a 10 minutos, e deixe esfriar. Deixe o forno ligado.

Para o recheio, misture com uma espátula ou bata na batedeira as gemas com as raspas de limão até ficarem pálidas, em seguida misture aos poucos o leite condensado e o suco de limão, batendo até ficar tudo bem incorporado. Despeje a mistura na massa que já deve estar fria, e leve ao forno por 10 minutos ou somente até o centro ficar firme. Deixe esfriar novamente e depois leve à geladeira por no mínimo duas horas antes de servir. Na hora de servir decore com o chantili e as raspas de limão.

Um comentário:

Agdah disse...

Meu pai é louco por essa torta. Acho que lá em casa, minha mãe costuma usar bolacha maria esfarelada no processador. Vou perguntar.