quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Lasanha de berinjela (do Luiz)


Meu marido não costuma ir pra cozinha com muita frequência, mas de vez em quando ele encasqueta com uma receita e não desiste até fazê-la. Foi assim que, há dois anos, ele conseguiu a proeza de fazer uma feijoada completa, em pleno Canadá, para 12 pessoas, num apartamento minúsculo e sem panelas grandes, sem nunca, jamais ter cozinhado um feijão antes em sua vida. Até hoje me pergunto como foi que aquilo aconteceu!

Voltando ao assunto, essa semana ele encasquetou que iria fazer uma lasanha de berinjela, um dos pratos preferidos dele e que comia sempre no Brasil. Como eu não me mostrei muito empolgada com a idéia, principalmente por conta do calor que está fazendo aqui nos últimos dias, ele foi lá e fez tudo sozinho novamente. E, novamente, o resultado ficou excelente - quer dizer, tirando a área de desastre que virou a cozinha depois do experimento...

A receita foi adaptada da moussaka da Faby, com algumas etapas a menos para facilitar o processo. Ele usou (para 2 pessoas):

- 1 berinjela grande cortada em fatias finas
- Carne moída (aprox. 400g)
- azeite, alho, cebola, sal, pimenta (para o refogado)
- 1/2 lata de molho de tomate pronto
- 1/4 xícara de vinho tinto seco
- Creme de leite diluído (ou leite)
- Queijo muzzarela ralado na hora

Antes de tudo, deixe as berinjelas cortadas de molho em água e sal por uma hora. Depois escorra e seque fatia por fatia com um pano ou papel-toalha. Em seguida, pincele azeite nas fatias e passe-as numa frigideira até dourar. É importante não usar muito azeite pois a berinjela absorve muito. Depois deixe escorrer em papel absorvente.

Para o recheio de carne moída, faça um refogado no azeite, alho, cebola, sal, pimenta. Depois acrescente o molho pronto e o vinho tinto seco. Deixa esse molho reduzir por uns 8 minutos.

Para montar, unte uma forma com um pouco de manteiga e intercale camadas de berinjela, carne moída e muzzarela. Após a última camada, que deve ser de quejo, para gratinar, coloque nos cantos um pouquinho de creme de leite diluído ou de leite, para não ficar com as pontas secas. Depois leve ao forno por uns 20 minutos e "that's it".

3 comentários:

Agdah disse...

Esses maridos são assim, surpreendentes. adorei a receita.

Pequena disse...

Oi Ludmila,
Me identifiquei muito com vc. Só agora, (com 50 anos) precisei colocar a mão na massa literalmente, por necessidade.
Estou apaixonada por esse mundo de receitas, preparos,ingredi-
entes.
Gostaria imensamente de me comunicar com vc. Não quero publicar o comentário, se possível. O que eu gostaria mesmo é de conversar com vc. Se possível. Moro em Fpolis/SC
Rose.lua@uol.com.br
Bjs
Rose.

Unknown disse...

Meu marido é Luiz também!!!
Bom domingo