quinta-feira, 12 de julho de 2007

Panzanella


Pois então, voltando ao assunto do pimentão assado, usei o da foto para fazer uma deliciosa panzanella. Trata-se de uma salada italiana à base de pão, tomates e manjericão, tão farta que acho que não serve bem como acompanhamento. É uma refeição inteira na tigela.

Começando pela vinagrete, você mistura num bowl bem fundo:
- duas partes de azeite para uma parte de vinagre
(usei vinagre de vinho tinto)
- um dente de alho cortado em pedacinhos
- sal e pimenta a gosto
- um punhadinho de alcaparras

Daí é só jogar no molho os ingredientes:
- dois tomates maduros
- um pimentão vermelho assado
- meia baguete cortada em pedaços
- meia cebola roxa em pétalas
- folhas de manjericão picadinhas

É importante que os ingredientes estejam cortados em pedaços do mesmo tamanho, para faciliar a mistura. A receita diz que quanto mais velho for o pão melhor, porque ele mais seco absorve melhor a vinagrete e não empapa. Mas como eu só tinha pão fresco, torrei um pouco na churrasqueira e deixei esfriar antes de cortar em pedacinhos. Também fica melhor se feita com antecedência e deixada na geladeira por algumas horas, para a vinagrete incorporar bem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).