sexta-feira, 22 de junho de 2007

Pasta puttanesca


Eu tento (repito: tento) não comer massa mais de uma vez por semana, até porque vira e mexe estamos sempre num restaurante italiano, mas se tem uma massa que eu gosto de fazer em casa é a puttanesca. Eu gosto porque o sabor é acentuado, alimenta e, se você for pensar bem, até que é light.

Novamente, devo dizer que não sei se essa receita é uma afronta às origens do autêntico molho puttanesca ou não. Já vi gente fazer com atum (né Gabinha) e outros bichos. Mas na minha receita eu coloco apenas as coisas que eu gosto porque na minha casa quem manda sou eu (bem, depois do gato sou eu). Então esses são os ingredientes que eu uso:

- spaghetti integral
- azeitonas pretas picadas
- alcaparras
- cebola roxa e alho cortadinhos
- tomate pelado em lata
- orégano
- pasta de anchovas

Nem posso dar as medidas porque fiz tudo no olho mesmo. Calcule a quantidade de macarrão, vá acertando os punhados de azeitona e alcaparras, e vá com calma nos temperos, provando sempre. Nessa que eu fiz ontem tiveram alguns upgrades: primeiro coloquei na panela com azeite as azeitonas, cebola, alho, e juntei uns tomatinhos secos cortados em pedaços; depois coloquei vinho tinto e deixei evaporar o álcool, só depois é que eu coloquei os tomates pelados e as alcaparras e deixei apurar. No finalzinho coloquei ainda um pouquinho de nada de pimenta calabresa. O sabor ficou ainda mais pungente, definitivamente not for the faint of heart.

2 comentários:

Fábio Bito Caraciolo disse...

Juro que vou tentar fazer esse prato na primeira refeição de verdade na minha casa nova!
depois te conto!
beijo!!!

Ana Regina disse...

primeiro eu como em Sampa (by Bito) e depois em Montreal (by Lud)...