sábado, 30 de junho de 2007

Cuscuz (couscous) verde e amarelo

Diferente do cuscuz que conhecemos no Brasil, feito de milho, o couscous ou cuscuz marroquino é feito de sêmola de trigo, assim como o macarrão. Quer dizer, trata-se de grãos minúsculos de massa que, como qualquer macarrão, incha quando cozido em água ou caldo. O bom do cuscuz marroquino é que você pode cozinhá-lo apenas cobrindo com água ou caldo fervente e deixando descansar por uns 15 minutos, fora do fogo mesmo. Ele absorve o líquido e dobra de volume a olhos vistos, é uma beleza!

Eu já experimentei colocar de um tudo no couscous: tomates cereja, pimentão assado, azeitonas, milho, cubos de frango, cenoura ralada, abóbora em cubos, grão de bico, queijo feta, enfim. Posso atestar que praticamente qualquer combinação está valendo. Com vegetais cozidos ou carne, pode ser servido como um prato de acompanhamento. Com vegetais crus, pode ser servido frio como salada. Eita trem versátil, né não?


Mas ultimamente me apaixonei por uma combinação que, sem querer, saiu com as cores da minha terra. Quando eu vi estavam lá o verde e o amarelo - o verde da abobrinha (aqui conhecida como zucchini) e o amarelo do pimentão amarelo e do milho. Tudo o que eu fiz foi preparar o cuscuz com caldo de frango (proporção um para um de massa e líquido) e deixar descansando numa tigela. Numa frigideira, coloquei uma abobrinha e um pimentão cortados em cubinhos pequeninos e passei na manteiga, somente até os vegetais ficarem macios. No final coloquei o milho e temperei com sal e pimenta do reino. Juntei tudo ao cuscuz, que a essa hora já estava prontinho e macio, acertei o sal e a pimenta e coloquei um generoso punhado de orégano seco.

Essa é minha atual combinação favorita de cuscuz marroquino. Servido com um franguinho ou salmão grelhado, fica uma delícia.

Nenhum comentário: