segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tacos de frango ao chilpotle


Relendo o post anterior me dei conta de que não fui 100% justa com os tacos de frango. Tudo bem que eles não deram certo no piquenique, mas isso é mais culpa minha do que deles - prova disso é que já fiz estes tacos em casa antes e eles ficaram deliciosos. Dito isso, acho que vale postar aqui a receita.

Antes de chegarmos lá, porém, cabe um disclaimer sobre os tacos. Tecnicamente tacos são ingredientes variados enrolados por uma tortilha de milho, que pode ser dura (hard taco) ou mole (soft taco). Como a dura necessariamente implica em fritura, aqui em casa só comemos tacos moles (não que eu não goste, mas é que eu tenho essa regra contra fazer fritura em casa). Compramos tortilhas de milho artesanais numa lojinha de ingredientes latinos, porque aquelas industrializadas do supermercado me assustam (essa mania de ler a lista de ingredientes de tudo dá nisso).

O taco é um prato mexicano feito para ser comido com as mãos, com o complemento de salsa, guacamole e sour cream. Já o recheio pode ser de praticamente qualquer coisa. Como acontece com algumas culinárias étnicas cujo sabor eu jamais consigo reproduzir na minha cozinha (como a chinesa, por exemplo), eu termino não ligando muito para autenticidade. É como se a dificuldade de produzir algo legítimo me desse a ousadia para criar minhas próprias versões das coisas, então entendam a receita a seguir como minha visão pessoal do taco de frango.

Ah, mas se tem alguma coisa legitimamente mexicana nessa história toda são as pimentas chilpotle, pelas quais ando perdidamente apaixonada. Tudo começou quando fomos ao meu restaurante mexicano favorito e serviram de entrada uns chips de tortilha com um molho vermelho. O molho era deliciosamente picante, com um quê de defumado e de mel. Cogitei roubar um pouco do molho (nessas horas eu queria andar com um tupperware na bolsa...), perguntei o que era e me disseram a palavra mágica: chilpotle.

Não precisa nem dizer que fui ao mercado atrás da pimenta, que depois descobri se tratar do jalapeño (esse sim picante de matar) defumado e conservado numa espécie de molho barbecue à base de tomates, especiarias e mel. Por mais que eu tenha ficado empolgada com a descoberta dessa pimenta, demorou um tempo até eu consegui dar uma finalidade para ela outra que a de ficar decorando a despensa.


Frango grelhado ao chilpotle

- Dois peitos de frango inteiros ou cortados em filés
- Duas a três pimentas chilpotle (com o molho da lata)
- Uma colher de sopa de páprica
- Uma colher de sopa de cominho
- Meia colher de chá de sal
- Uma colher de sopa de mel
- Três dentes de alho

Bata todos os ingredientes (menos o frango, por favor!) num processador ou no pilão até virar uma pasta; cubra os peitos de frango com este marinado e deixe num pote fechado ou saco ziploc na geladeira por até 24 horas. Depois é só grelhar o frango na churrasqueira ou no grill. Para fazer tacos basta desfiar o frango depois de pronto.

Os demais ingredientes para montar o taco vão conforme a sua preferência: no meu só não pode faltar sour cream e guacamole. De resto, eu coloco alface picadinha, milho verde de lata, queijo cheddar ralado, cebolas caramelizadas dependendo do que tem na geladeira. Come-se em temperatura ambiente, mas é bom dar uma tostadinha nas tortilhas numa frigideira antiaderente bem quente (não é preciso óleo).

Um comentário:

danilo disse...

Oi Ludmila!
Eu sou de Salvador, jornalista não-atuante, blogueiro eventual, também formado na Facom. Atualmente estou morando em Montreal, vim de mala e cuia. Sempre acompanho o seu blog, que descobri pelo da Ju (gatoroxo.blogspot.com). As suas dicas de refeições aqui na cidade são ótimas e os pratos que você prepara parecem sempre deliciosos. Abraços, Danilo.