domingo, 31 de agosto de 2008

Ratatouille - a versão preguiçosa

Ratatouille pode ser um prato francês delicioso e altamente demorado, no qual beringelas e abobrinhas são fatiadas e douradas uma a uma na frigideira, e depois arrumadas cuidadosamente sobre um molho feito de de tomates, cebolas, alho e ervas e cozidas no forno. Pode ser também os mesmos vegetais, só que cortados e arrumados casualmente numa assadeira, temperados com sal, pimenta, azeite de oliva e herbes de provence e levados para assar, todos juntos, por trinta minutos tampados com papel alumínio e mais trinta sem papel alumínio. Tenho certeza de que a versão original é uma delícia, mas para quem não tem tempo a versão preguiçosa é igualmente satisfatória.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Ludmila,
conheci o seu blog há uns dias e adorei as receitas e o bom gosto. Vou experimentar alguns pratos e voltar sempre que puder.
Um abraço.
Susana.

Elvira disse...

Bem, vivi em França durante 29 anos... E a ratatouille não é lá considerado um prato demorado nem requintado. Pelo contrário: exprime a simplicidade da Provença. É uma deliciosa "gororobada" de vegetais mediterrânicos e só no filme de animação do mesmo nome é que vi ratatouille assim tão arrumadinha (será preciso dizer que o filme não é francês mas americano...?).

Resumindo: essa sua ratatouille está perfeita! :-)

Beijos.

Alex M. Souza disse...

Olá !

Vocẽ é a Ludmilla que trabalhou no jornal A TARDE em salvador ?
Se sim é uma grata coincidência, estava pesquisando receitas de ratatouille e encontrei seu blog.
Sou o Alex que trabalhou no suporte.
Parabéns pela escolha do cinema como carreira, sempre gostei das suas críticas no cineinsite.
Vou fazer a ratatouille assada.

Beijão,
Alex