quinta-feira, 8 de maio de 2008

Macarrão tricolor com pesto de alcachofra


A bateria da câmera me deixou na mão e a foto terminou não fazendo justiça a este prato divino. A inspiração veio do frango com alcachofras da Fer, mas com algumas adaptações para transformar o molho num molho de macarrão.

Eu peguei uma lata de corações de alcachofras conservados em salmoura, lavei com água fria e separei em duas metades. Uma eu cortei em pedaços grandes e reservei, e a outra eu bati no processador com um dente de alho, algumas folhas de basílico, sal, pimenta e azeite de oliva, fazendo uma espécie de pesto. Enquanto o macarrão cozinhava eu coloquei esse pesto numa frigideira com um pouco mais de azeite, juntei suco e raspas de um limão (amarelo), uma colher de vinho branco, meia xícara de creme de leite fresco e o restante das alcachofras. Quando a massa estava quase pronta eu ralei meia xícara de queijo parmesão por cima do molho e depois misturei o macarrão fumegante. Servi com mais queijo ralado na hora e esqueci completamente do punhado de nozes que eu tinha separado para jogar por cima.

Esse molho é qualquer coisa de especial. Cremoso, um pouco ácido do limão e da alcachofra, leve e extremamente saboroso. Mas, na minha opinião, o que elevou esse prato a um outro nível foi o rotini tricolor desta marca que eu adoro. Eu normalmente não gosto muito de massa colorida, mas essa orgânica me conquistou à primeira vista.

4 comentários:

Carla disse...

Lindo seu macarrao, eu tambem nao sou muito fa dos coloridos nao, mas vou experimentar esse.
Lud, nas vezes que fui a Montreal nunca vi uma lojinha de produtos brasileiros. Tem alguma? Estou ja planejando minha viagem em Julho.
beijos.

Ludmila Carvalho disse...

Oi Carla, eu sei que existem pelo menos duas lojas que vendem produtos brasileiros, e muitas lojinhas portuguesas também vendem algumas coisas (guaraná, pão de queijo etc.). Se você quiser, depois eu dou uma pesquisada e mando os endereços pra vc, tá bom?
Beijos,
Lud

Agdah disse...

A bateria pode ter deixado na mão, mas uma Canon, é sempre Canon.

Carla disse...

Lud, se voce puder olhar eu adoraria. So os nomes ja ta de bom tamanho, que o endereco eu encontro.
Muitissimo obrigada.