sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dulce de Leche Brownies

Antes de mais nada, uma confissão: eu estava fazendo tudo errado. Até então, todas as vezes que fiz doce de leite em casa eu usei a técnica do banho-maria, porque tinha medo de usar a técnica da lata submersa e causar uma explosão. Quem mandou ser covarde? Ontem eu finalmente usei esta técnica, e devo dizer que o resultado ficou BEM melhor. É mais fácil, demora menos (especialmente se você tiver uma panela de pressão) e o doce de leite fica com uma cor e textura muito melhores. A partir de agora sou uma pessoa destemida e recomendo esta técnica a todos, desde que observemos algumas normas de segurança importantes:

Para fazer o doce de leite, primeiro retire o rótulo de papel da lata de leite condensado (que deve ser da variedade doce). Coloque a lata fechada numa panela funda e cubra com água. É fundamental que a lata fique inteiramente submersa na água, pois caso contrário existe sim um perigo de explosão. Coloque a panela no fogo alto até a água ferver, abaixe para fogo baixo e deixe cozinhando por duas horas e meia (menos de uma hora se usando a panela de pressão). É importante também checar o nível da água de meia em meia hora para garantir que a lata continua submersa. Depois deste período, deixe a lata esfriar completamente antes de abrir, senão você corre o risco de levar um banho de caramelo. Depois de aberta, mexa bem até o doce de leite ficar macio e homogêneo e coloque num pote bem fechado. Se não for usá-lo em seguida, o doce de leite pode ser conservado em geladeira por um bom tempo.

Eu usei o meu para fazer estes brownies que ficaram perfeitamente deliciosos. O doce de leite adiciona não só um novo sabor ao tradicional brownie, como também textura - é como um bolo macio recheado com um caramelo grudento - e cor - o redemoinho do marrom escuro com o caramelo claro possui um efeito quase hipnótico de tão apetitoso. Além disso, é uma receita extremamente fácil e prática que só suja uma panela, e todo mundo sabe que isso é um grande incentivo!

Dulce de Leche Brownies
(Receita adaptada do blog de David Lebovitz)

Um tablete (115 g) de manteiga sem sal
170 g de chocolate meio amargo cortado em pedaços
1/4 de xícara (25 g) de cacau em pó
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de farinha
1 xícara de doce de leite

Pré-aqueça o forno em temperatura média (350F). Cubra uma forma quadrada com papel alumínio e unte com manteiga. Pegue uma panela média e derreta a manteiga em fogo baixo, quando estiver derretida acrescente o chocolate picado e deixe derreter. Retire do fogo e junte o cacau em pó, mexendo bem até ficar homogêneo. Acrescente os ovos um de cada vez, depois a baunilha, o açúcar e por fim a farinha. A massa fica bem densa, quase uma massa de biscoito.

Coloque metade da massa na forma e depois coloque colheradas do doce de leite por cima. Com uma faca, faça leves redemoinhos com a massa e o doce de leite, mas não mexa demais a ponto de misturar os dois. Coloque o restante da massa e o restante do doce de leite e repita o processo dos redemoinhos. Asse por 40 minutos ou até a massa ficar resistente. Deixe esfriar completamente e corte em quadradinhos.

3 comentários:

Fabrícia disse...

Que gostosura Lud....
Sabe que outro dia desses encontrei doce de leite argentino num mercadinho italiano.....delicioso....me fez lembrar do Brasil.
Bjs.

Lílian disse...

Fiquei convencidíssima! Panela de pressão já.

Lua Limaverde disse...

Sou louca pra fazer um brownie de doce de leite, o seu ficou lindo... :)