terça-feira, 18 de março de 2008

St. Patrick's Day

Mais fotos aqui

No dia 17 de março comemora-se o dia de Saint Patrick, o santo padroeiro dos irlandeses. Em Montreal a data é celebrada com uma grande parada pública no centro da cidade, com direito a música e dança típicas e gente vestida de verde da cabeça aos pés. A população irlandesa é grande por aqui, e neste dia especialmente parece que todo mundo puxa lá do fundo do baú uma ascendência celta para poder participar da festa. Ajuda também que com a chegada da primavera tudo é motivo para celebrar.

Eu adoro muitas coisas relacionadas à Irlanda e tenhos ótimas lembranças de lá. Já faz algum tempo passeamos por Dublin e lembro que fomos à universidade onde Joyce e outros figurões estudaram. Mas o que gostamos mais mesmo foi de ir à fábrica da Guinness, onde vimos todo o processo de fabricação da famosa (e deliciosa) cerveja e uma exposição com aqueles pôsteres antigos dizendo que um copo de Guinness por dia é a receita para uma boa saúde. Acho que terminamos seguindo este conselho durante nossa estadia.

Lembro que na saída do passeio à fábrica ganhava-se um pint de degustação, e tinha ali um menino de uns seis anos de idade querendo dar um golinho. Os pais deixaram, mas quando viram o guri já tinha virado mais da metade do copo. Esse era irlandês mesmo. No dia de St. Patrick os pubs ficam lotados e, além da Guinness, eles bebem litros e litros de uma cerveja verde que não sei como é feita. Mas é uma festança, e neste dia todo mundo se sente um pouco irlandês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Lud, adorei as fotos! A impressao que da eh que por tudo esse povo faz uma parada. Bacana...

Beijos,

Camila.