domingo, 9 de março de 2008

Pot pie (quase) vegetariana

Pot pies são tradicionalmente feitas com frango e vegetais, mas você pode colocar praticamente tudo o que preferir ou tiver à disposição. Eu fiz uma versão vegetariana para o lanche com cogumelos crimini, cenoura, ervilha e milho.

Cortei um pacote de cogumelos e duas cenouras em pedaços pequenos e dourei em quatro colheres de sopa de manteiga por uns dez minutos. Depois coloquei três colheres de sopa de farinha e uma xícara e meia de caldo de galinha. Temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar até o molho engrossar. Coloquei uma xícara de ervilha (congelada) e uma de milho (da lata) por último, que estes não precisam cozinhar. Coloquei a mistura nos ramequins individuais e cobri com uma folha de massa folhada. Comprei essa massa folhada pronta que já vem em quadradinhos, então nem o trabalho de cortar a massa do tamanho do ramequim eu tive. Fiz furinhos na massa para o vapor sair e pincelei um ovo batido por cima para ajudar a dourar. Assei no forno por uns 20-30 minutos, até a massa ficar dourada e inchada, e o recheio borbulhando de quente.

Praticamente dá para ouvir o barulho do garfo quebrando as camadas de massa amanteigada e liberando o vapor perfumado do caldo quentinho escondido ali embaixo. Não é à toa que pot pies são consideradas o máximo da comfort food...

Update: uma leitora chamou a atenção para o fato de que, usando caldo de galinha, minha pot pie não foi 100% vegetariana. Da próxima vez prestarei mais atenção e usarei caldo de legumes!

5 comentários:

Fabrícia disse...

Fiquei com a boca chei de aguas... Bjcas

Anônimo disse...

Sem querer ser chata, mas já sendo (muito), com caldo de galinha não é vegetariano! Tem que ser com caldo de legumes... mesmo assim, se me permite, vou tentar a receita (substituindo um pelo outro). Abraço!

Ludmila Carvalho disse...

Vevila, você tem toda a razão - com caldo de frango não é 100% vegetariano. Abraço,
Lud

Eli disse...

Aff, que delícia?! Fiquei imaginando aqui o crocânte da massa se misturando a textura cremosa do recheio, sem palavras!

Anônimo disse...

Adorei! Vai ficar muito bom MESMO. Ai ai... to até sentindo o calorzinho do caldo... isso sim é conforto. Depois de pronto, se colocar um queijinho parmesão, então, fica uma loucurinha. Abraços!