quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vou de bixi

Foto: CBC

A cidade de Montreal lançou esta semana o Bixi, sistema de bicicletas públicas modelado ao exemplo de Paris e Lyon, onde já fazem o maior sucesso. Funciona mais ou menos assim: bicicletas especiais (*) ficam estacionadas nos milhares de pontos espalhados pela cidade, e o cidadão cadastrado pode ir lá, pegar uma, pedalar para onde quiser e depois devolver em outro ponto qualquer.

Aqui já existia um sistema parecido, só que com carros (Communauto), mas agora Montreal está querendo transformar-se definitivamente numa cidade eco e bike-friendly, mesmo que isso só seja possível sete meses por ano. Por enquanto só existem pontos no centro da cidade, mas de qualquer maneira eu acho a iniciativa ótima, especialmente se isso ajudar a diminuir o roubo de magrelas, que é o crime número um por aqui. Eu já tive duas roubadas, uma delas semana passada - humpf!

*As biciletas foram concebidas especialmente para o projeto. São totalmente reguláveis, inteiramente feitas de alumínio e possuem um GPS que trava tudo caso algum espertalhão tente levá-la para casa.

4 comentários:

Núbia Gomes disse...

Nessas horas dá uma tristeza morar no Brasil. Aqui em Brasília há um projeto parecido com esse, porém depois de tantos minutos utilizando as bicicletas é necessário pagar uma taxa. Não sei se vai pegar. Não há ciclovias aqui e os motoristas são meio malucos. Mas, vou torcer para que funcione.
Depois que comecei a ler seu blog passei a ter uma imensa vontade de conhecer Montreal.

Ludmila Carvalho disse...

Núbia, não ficou claro no meu post mas aqui também paga-se pelo serviço (5 dólares pelo dia ou 78 dólares para usar o ano todo), apenas as viagens de menos de 30 minutos serão grátis. Infelizmente, tem que ter muita estrutura para colocar um projeto desses em prática, a começar pelas ciclovias que são poucas ou inexistentes no Brasil, infelizmente. Mas só de pensar em como tudo é longe em Brasília (sou brasiliense também) já dá uma preguiça, não é?

Camila disse...

Lud,

Esse projeto é muito bacana mesmo! Eu, recém-chegada que sou, estou espantada com a quantidade de gente pedalando pelo centro da cidade. Não sei se no resto de Montreal é assim, mas pelo centro, onde tenho circulado, é impressionante!

Agora, que droga essa história de você ter tido duas bicicletas roubadas!!!! Você foi abordada ou levaram a bicicleta estacionada?

Beijinho, fofinha! Depois dá uma olhada no seu e-mail. ;o)

Eduardo Luz disse...

Nós adoramos Montreal. E agora tem mais um motivo !!
Você já utilizou o sistema?

Muito boa a foto do risotto!

Abs.