domingo, 3 de maio de 2009

Smoothie "anticancer"

Eu detesto a idéia de comer alguma coisa estritamente por razões médicas. Acredito que os alimentos que nos fazem bem na maioria das vezes são também deliciosos, e somente por isso devem ser celebrados. Não sou do time que segue fielmente as últimas modas nutricionais.

Tendo dito isto, fiquei curiosa ao saber que a Universidade de Montreal estava promovendo uma série de workshops sobre nutrição com a participação de nutricionistas e chefs, parte de uma série que visa estimular os estudantes e profissionais a levarem uma vida mais saudável. Escolhi um de alimentos contra o cancer e fui conferir - com o pé atrás, mas fui.

Primeiro, adorei a simpática cozinha/oficina da faculdade de nutrição: cada estação é como uma nini cozinha de apartamento pequeno, com armários, fogão e pia. A nutricionista deu a palestra enquanto a chef fazia as demonstrações, e depois cada um dos ouvintes foi para sua estação tentar reproduzir.


Quanto às informações, achei a palestra bem genérica e não ouvi nada que já não tenha lido por aí - que as frutinhas vermelhas são ótimas para a saúde, assim como os cítricos, tomates e legumes da família das couves. A única novidade para mim foi sobre os temperos: a cúrcuma contem antioxidantes e a pimenta do reino ajuda na absorção dos mesmos.

Quanto às receitas, apenas uma me chamou a atenção: um smoothie de frutinhas vermelhas com tofu cremoso. Quase todas as receitas de smoothie que eu já vi na vida pedem a soma de uma banana para ajudar na cremosidade da batida, e como eu detesto banana nunca havia encontrado um substituto à altura. Reproduzi em casa e adorei o resultado: o tofu macio é cremoso, não tem gosto de nada e - bonus - faz bem para a saúde!


Smoothie "anticancer"

- 1 pacote de 300g gramas de tofu macio
- 2 xícaras (500 ml) de frutinhas vermelhas da sua preferência (usei uma mistura congelada de morangos, framboesas e mirtilos)
- 1/4 de xícara de leite integral ou iogurte
- 1/2 xícara de mel

É só bater tudo no liquidificador, acrescentando mais leite ou iogurte e preferir um smoothie mais líquido. Se usar frutas frescas, lembre-se de acrescentar gelo.

Um comentário:

Unknown disse...

Iogurte, frutas vermelhas (morango e amoras), mel e mamão papaia... pra mim o mamão substitui a banana perfeitamente nos smoothie.

Mas eu gosto muito dos Smoothies com bananas.