sexta-feira, 3 de abril de 2009

Brócolis assados


Em toda a minha vida de comedora de brócolis, eu nunca sequer pensei em assá-lo no forno. Já comi cru, cozido no vapor, salteado na frigideira com alho e manteiga, gratinado com molho bechamel e até em forma de purê/creme, mas nunca assado. Porque será? A maioria dos meus vegetais favoritos - batatas, aspargos, cenouras, couve-flor, beterrabas - sempre termina passando uma temporada no forno, mas nunca o brócolis.

Na verdade, eu só me toquei disso quando vi uma receita de brócolis assados e achei, à princípio, tudo muito estranho. Mas não tem nada de estranho, acredite: depois que eu fiz a receita, quase fiquei triste ao perceber quanto tempo passei sem saber que brócolis assados no forno são deliciosos. Os brócolis ficam macios mas ainda bem crocantes, e com aquela cor e sabor característicos de legumes assados. E nesta receita, com a adição de alho, pinoles e parmesão, fica simplesmente irresistível.

Brócolis assados
(Receita do livro Barefoot Contessa Back to Basics)

- 1 bouquet de brócolis
- 3 dentes de alho fatiados fininho
- 2 colheres de sopa de pinoles (pine nuts)
- raspas e suco de meio limão
- queijo parmesão à gosto
- sal, pimenta e azeite de oliva
- folhas de manjericão (opcional)

Pré-aqueça o forno em temperatura média-alta (425F/218C). Corte os floretes do brócolis, descartando os troncos mais grossos. Cuide para que os pedaços tenham mais ou menos o mesmo tamanho, para evitar que cozinhem desigualmente. Espalhe os floretes numa assadeira, espalhe as fatias de alho por cima, tempere com sal, pimenta e azeite. Leve ao forno por aproximadamente 20-25 minutos.

Enquanto isso, misture as raspas e suco de limão com uma colher de azeite e as folhas de manjericão picadas. Reserve. Toste os pinoles numa frigideira seca, mas fique de olho porque esses danadinhos queimam num piscar de olhos. Quando o brócolis estiver macio ao ser perfurado com um garfo, e alguns floretes estiverem dourados (assim como as fatias de alho), retire do forno e misture imediatamente com os pinoles e o azeite com limão. Rale ou raspe parmesão à gosto por cima e sirva bem quente.

Um comentário:

Deborah disse...

Oi, Lud!
Parece uma delícia, além de super prático!
Com certeza vou tentar.
Bjs,
Deborah.