segunda-feira, 23 de junho de 2008

Gelato de chocolate


Tenho uma confissão a fazer: eu não sabia a diferença entre gelato e sorvete comum(*) até estar na Itália. E mesmo assim quase voltei de lá sem saber - um pecado mortal, eu sei, eu sei... Foi o calor acachapante de Roma que me salvou. Só mesmo aquele sol inclemente refletindo naquele mármore branco para me fazer esquecer o orçamento de estudante e pagar o triplo do preço por um gelato numa área de caça-ao-turista. Foi como nascer de novo - em termos sorvetescos, pelo menos. Eu posso não lembrar mais qual fora o sabor escolhido, mas da cremosidade, da densidade daquele sorvete eu jamais esquecerei.

Daquele dia em diante, tomamos um, quiçá dois gelatti por dia todos os dias de nossa estada italiana, como que para recuperar o tempo perdido. Até hoje a palavra "gelato" num cartaz me enche de esperanças e me obriga a provar o produto de qualquer sorveteria, mesmo as mais suspeitas e menos autênticas. É verdade que gelato igual ao de Roma eu nunca mais provei, mas cheguei bem perto. Tendo em mãos uma máquina de fazer sorvete (e frozen yogurt e gelatos, diz a caixa!), obviamente que eu TINHA que ver se era possível fazer um gelato decente.

Minha primeira opção, claro, foi por chocolate. Fazendo as pesquisas costumeiras pelos blogs amigos, me deparei com alguém ainda mais obcecada com essa história de gelato do que eu. Ela não só já havia ponderado as mesmas questões, como já tinha tido o trabalho de testar três receitas diferentes, cada uma com seu comentário e notas. Me joguei na segunda receita, declarada vencedora do teste, mesmo percebendo que ela levava cacau em pó e eu desconfiava que isso não ia se traduzir muito bem em sorvete.

E meus instintos estavam certos. A receita funcionou, a textura do gelato ficou superba e todas as cobaias daqui de casa (incluindo sobrinha adolescente em visita) aprovaram e repetiram, mas eu podia sempre sentir a textura do pó do cacau lá no fundo. Mesmo levando em conta que o meu cacau em pó pode não ser uma maravilha, acho que até com um cacau-maravilha esse problema deve persistir, de modos que a próxima receita que eu testarei não será à base de cacau em pó mas sim de chocolate derretido. E tenho dito.

Gelato de chocolate
(Receita traduzida e ligeiramente adaptada do blog The Traveler's Lunchbox)

- aprox. 60 gramas (2 ounces) de chocolate meio-amargo
- 1 xícara e meia de leite integral
- 1 xícara de leite evaporado
- 3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de cacau em pó
- 4 gemas
- uma pitada de sal
- uma colher de chá de canela em pó (adição minha)

Pique o chocolate em pedaços e reserve. Numa panela média, coloque o leite e o leite evaporado e metade do açúcar para esquentar. Retire do fogo antes de ferver. Passe o cacau em pó e a canela ppor uma peneira e adicione ao leite quente, junto com o chocolate picado, mexendo bem até incorporar tudo. Na batedeira ou com um batedor de arame, bata as gemas com o restante do açúcar até ficar pálido e engrossar. Com cuidado, coloque a mistura de leite e chocolate aos poucos e continue mexendo. Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo moderado até engrossar e atingir o famoso ponto da colher (quando o líquido cobrir a colher sem escorrer). Passe essa calda por uma peneira numa vasilha e leve à geladeira para esfriar, de preferência de um dia para o outro. Coloque na sorveteira seguindo as instruções do fabricante e depois leve ao congelador para terminar de gelar.

*Se você também não sabe a diferença entre gelato e sorvete, não se preocupe: o debate ainda é bem aberto. Alguns dizem que o gelato é simplesmente um sorvete feito de ingredientes de melhor qualidade, outros dizem que ele tem mais gemas de ovo e menos creme de leite que o sorvete tradicional, mas a explicação mais aceita é que o gelato tem menos ar incorporado à mistura de sorvete, resultando num produto que, apesar de muitas vezes menos gordo, é mais denso e cremoso do que o sorvete comum. Por isso também ele é mais duro e difícil de servir do que o sorvete comum, e demora mais a derreter. Explicações à parte, depois que você prova um verdadeiro gelato você sabe a diferença, e é isso o que importa.

5 comentários:

Fabrícia disse...

ma dai....ma che belo gelato...
bacio.

Anônimo disse...

Olá Ludmila!

Queria fazer algumas perguntas sobre o "Gelato de chocolate"..

Aqui onde moro não há leite evaporado, mas encontrei uma receita "substituta" para o leite evaporado, que leva leite em pó e água.. você acha que dá na mesma?

Estou pensando em fazer uma torta de mousse de morango acompanhada de mousse de chocolate.. você acha que daria certo usar o gelato no lugar do mousse de chocolate?

Qual seria a quantidade de chocolate derretido para uma receita de gelato?

Ufa!.. Acho que é só! =D Se puder me responder, ficaria muito grata!

Lindo blog e até mais!
B-jos! =**

Ludmila Carvalho disse...

Olá Kokoro, tudo bem?
Não achei seu e-mail no perfil do Blogger, então responderei aqui mesmo...

1- O leite evaporado é um leite cuja água foi removida, resultando num produto super concentrado. Se a receita substituta que você encontrou pede uma proporção bem alta de leite em pó para pouca água, pode ser que funcione sim, caso contrário acho que não vai funcionar.

2- Se você pretende servir o gelato só acompanhando a mousse de morangos, eu acho que vai ficar ótimo. Mas lembre-se que o gelato, como qualquer sorvete, derrete fácil, então vc tem que tirá-lo do congelador só na hora de servir.

3 - Como eu disse no post, essa receita foi feita usando cacau em pó, e não chocolate derretido, e foi por isso que eu não gostei muito. Ainda não encontrei uma receita usando chocolate, mas assim que encontrar eu publico ela aqui.

Grande beijo,
Lud

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas respostas Ludmila! =D Obrigada pelas dicas!!

T+! :D

Dirk disse...

Olá,

Eu gostaria de saber se é possível encontrar leite evaporado em SP.

obrigado, Dirk.


dirkortenburger@hotmail.com