quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Verão em pleno inverno, ou sopa de ervilha e manjericão

Quem já passou pela geleira canadense sabe que essa coisa de frio é muito relativa. Essa semana, por exemplo, estávamos comemorando que os termômetros subiram um tiquinho de nada acima do zero. 10 graus positivos em pleno janeiro, onde a temperatura normal seria de -15? U-hu! Tirem as bermudas e chinelos do armário!!

O problema é que, enquanto comemoramos um alívio temporário do frio arrasador (i.e., podemos andar pelas ruas sem pedir a morte), dentro dos lugares fechados os aquecedores continuam a todo o vapor. E nem adianta diminuir, porque esses troços são tão velhos que quando eles finalmente chegam à temperatura ideal, lá fora já está tudo congelado novamente.

Então nos encontramos nessa situação constrangedora, suando dentro de casa e morrendo de frio lá fora (sim, porque 10 graus ainda é frio), sem saber se comemoramos o "calorzinho" de nossas caldeiras habitáveis ou se desejamos com uma pontinha de remorso a volta do frio, agora que estamos preparados para ele.

Considerei essa sopa de ervilhas com manjericão ideal para os dias estranhos que temos tido. É sopa, a comida quintessencial do inverno; mas é tão leve, verde e refrescante que mais parece uma salada. A ervilha em si é naturalmente doce, e a adição da erva fresca nos transportou diretamente para épocas menos frias. Além disso, é fácil, rápida e não requer que se esquente a barriga no fogão.


Sopa de ervilhas com manjericão (para duas pessoas)

- 2 xícaras de ervilhas congeladas
- 2 copos de água ou caldo de legumes (usei água mesmo para facilitar ainda mais)
- um punhadão de manjericão fresco picado
- uma cebola pequena picadinha
- um dente de alho picadinho
- 2 col. de sopa de manteiga
- 1 xícara de creme de leite fresco

Primeiro, refogue a cebola e o alho na manteiga até ficarem translúcidos. Antes de começar a dourar, acrescente as ervilhas (congeladas mesmo) e refogue mais um pouco. Junte o manjericão e o líquido (água ou caldo). Leve tudo ao liquidificador e bata até virar um creme - se achar muito grosso, bote mais água. Volte à panela em fogo baixo, acrescente o creme de leite e deixe engrossar por alguns minutinhos (é o tempo de fazer umas torradinhas). Tempere com sal e pimenta a gosto (mas lembre-se que o gosto final sempre será doce) e sirva com um refrescante e borbulhante vinho verde português.

2 comentários:

Agdah disse...

Eu adoro ervilhas e manjericão também. Adorei.

Patricia Scarpin disse...

Gostei demais da sopa - a idéia de adicionar manjericão a ela é ótima!