terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Pera assada com gorgonzola e nozes


Fiz essa entradinha baseada numa receita da Ina Garten, a Condessa Descalça - por sinal, morro de saudades do programa dela no Food Network - apenas simplificando um pouco as etapas. Cortei as peras no meio, retirei os caroços fazendo uma cavidade no centro, na qual coloquei pedaços generosos de queijo gorgonzola e nozes quebradas em pedaços grandes.

Preparei um molhinho com duas partes de azeite de oliva para uma de vinagre balsâmico, uma pitada de sal, pimenta do reino e açúcar mascavo à gosto. Pincelei metade desse molho nas peras antes de levar ao forno e separei metade para enfeitar o prato já pronto.

As peras levaram uns 25 minutos em forno baixo até ficarem macias e quentinhas, e a combinação da fruta com o queijo e as nozes ficou nota dez! Falando em nota, eu servi este prato para um grupo de professores da universidade muito queridos meus - os quais agora eu tenho que me acostumar a chamar de colegas.

Nenhum comentário: