domingo, 7 de junho de 2009

Acarajé made in Montreal? Oui!


Os baianos que se acumulam em Montreal - com dois casais de amigos que chegaram recentemente - ouviram falar de um lugar que supostamente vendia acarajé autêntico. Mas seria mesmo cem por cento verdadeiro? Eu fui uma das que duvidaram, afinal só conseguir os ingredientes já seria complicado. Mas fomos lá para conferir e vimos que eram, de fato, autênticos, feitos por um brasileiro, fritos no azeite de dendê e servidos com vatapá.

Só os camarões secos que ele preferiu evitar, talvez para agradar ao paladar internacional, trocando por frescos. Se quisesse usar os secos era só dar um pulo em Chinatown. Aliás, qualquer tentativa de reproduzir a culinária brasileira por aqui leva você a uma peregrinação multinacional de lojinhas e mercados portugueses, asiáticos e africanos. Assim se vê como a comida é um troço global.

Sobre os acarajés eu não posso emitir opinião, pois não sou nenhuma especialista no assunto e, para ser sincera, nem gosto do "original", ou seja, aquele servido pelas mãos da baiana na beira da praia. Mas os baianos aprovaram, dizendo que o bolinho não era lá muito crocante mas o vatapá estava muito gostoso. De qualquer modo disseram que serviu para matar a saudade.

Os acarajés estão sendo servidos no restaurante Lelê da Cuca, do simpático senhor Ed. Fica na Rua Marie-Anne Est, número 70, em Montreal.

4 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Hehehe - amei o nome do restaurante :o)
Nunca provei acarajé!
Beijos, Angei

Carla disse...

Oh minha nossa senhora dos imigrantes. Porque eu decidi nao ir a Montreal nesse verao, porque? Preciso mudar de ideia.
Obrigada pela dica.

Anônimo disse...

VALEU, PARA O LU MATAR AS SAUDADES...POIS SEI Q VC NÃO GOSTA. BEIJOS DA MAMI

danilo disse...

É bom ouvir uma opiniao sobre o acarajé do Lelé da Cuca. Passei pela porta do restaurante no último final de semana, mas nao tive o ímpeto$$ de entrar.
Quem sabe uma hora dessas nao vou lá... matar as saudades da Bahia! Bela foto dos bolinhos dourados de Iansan.