terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Biscoitos amanteigados clássicos


Escolhi uma receita clássica de biscoitos amanteigados para usar uns cortadores diferentes que eu havia comprado. O molde de gatinho não era dos melhores e todos os meus felinos perderam os rabos em algum lugar entre a assadeira e o pote, coitados. O Gaston cheirou, cheirou, e por fim ignorou os irmãozinhos amanteigados.


Em termos de sabor os biscoitos ficaram muito gostosos e com uma textura ótima. Essa receita rende muitos biscoitos, então dividi em três, enrolei e assei uma parte e congelei as outras duas - assim quando terminar a primeira leva é só descongelar a massa e fazer mais. Depois de prontos eles ficam por uma semana ou mais guardados num pote bem fechado.


Biscoitos amanteigados
(Receita do livro The Art of Simple Food, de Alice Waters)

- 1 xícara (dois tabletes de 125g) de manteiga sem sal de boa qualidade, em temperatura ambiente
- 2/3 de xícara de açúcar
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de raspas de limão (*não usei)
- 1 ovo em temperatura ambiente
- 2 colheres de chá de leite
- 2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo (uso uma não-embranquecida e orgânica)

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até virar um creme fofo, depois coloque a baunilha, o sal, as raspas de limão (se for usar), o ovo e o leite e bata até incorporar tudo. Com uma espátula, acrescente a farinha aos poucos até obter uma massa bem fofa e molenga.

Neste ponto, você pode dividir a massa em duas ou três partes, colocar cada parte no centro de uma folha de papel plástico e enrolar até formar um cilindro, ou quadrado, ou a forma que preferir. Este cilindro você pode colocar no freezer, se for guardar, ou na geladeira se for assar os biscoitos no mesmo dia (eu guardei duas partes e assei a terceira). Como essa massa tem muita manteiga, é importante que ela esteja bem fria antes de assar senão você vai acabar com os bisoitos todos besuntados em suas mãos.

Depois de trinta minutos na geladeira, é só tirar fatias do cilindro de massa da grossura dos biscoitos que você quiser fazer. Se você preferir usar moldes ou cortadores para fazer os biscoitos, coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga e abra com um rolo até ficar bem fina, depois corte usando os moldes desejados, volte para a geladeira por mais uns 15 minutos para endurecer, coloque os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga e asse por uns 10 minutos, até os biscoitos começarem a dourar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá eu fiz esta receita e ficou super mole, segui todos os passos. ainda depois que tirei da geladeira não deu pra abrir com o rolo de massas por conta da consistencia que não mudou. Tem mais algum outro segredinho que talvez tenha faltado?