domingo, 23 de novembro de 2008

O macarrão do albergue


O albergue da juventude de Fort Mason, em San Francisco, era um pouco longe do centro da cidade, mas tinha um ponto que nos atraiu muito: uma cozinha totalmente equipada. A cozinha era enorme e tinha geladeiras, fogões industriais, panelas de todos os tipos e tamanhos, tábuas organizadas por cores e funções, facas, pratos, talheres - isso é o que eu chamo de fully functional! Tinha até uma linha de produção de lavagem dos pratos e utensílios para economizar água e manter tudo limpinho, altamente organizado.


Depois de um dia de andanças pela cidade e uma passagem-relâmpago pelo Trader Joe's, onde fomos comprando tudo o que parecia bom (inclusive um vinho do Coppola por 14 paus, de graça se comparado aos preços de Montréal), voltamos para o albergue para fazer um jantarzinho improvisado. Além de nós dois, havia na cozinha um casal fazendo um peixe e conversando animadamente e um senhor sozinho que tocava músicas na jukebox e andava de um lado para outro. O senhor foi para um canto com uma carne e um vidro de mostarda e saiu com um filézão e uma salada que eu juro que não sei como ele fez.


Nós fizemos um macarrão que ficou chamado de fusili do albergue. Peguei um monte de tomates-cereja, dois dentes de alho e coloquei tudo para assar em fogo alto até o alho ficar macio e os tomates começarem a explodir levemente. Enquanto a água do fusili fervia, coloquei uns pedaços de bacon italiano - pancetta - para dourar na frigideira.

Depois acrescentei os tomates e o alho assados, amassei bem para fazer um molho e complementei com um pouco de extrato de tomate dissolvido em água. Temperei com sal e pimenta e finalizei com pedaços de queijo gorgonzola. Para um prato inventado na hora ficou delicioso. Tomamos com o vinho do Coppola ao som dos clássicos na jukebox.

3 comentários:

A Dona da Cozinha disse...

uma pausa para a cozinha!!
fico aqui imaginando que clima delicioso para saborear esse fusilli.
grande beijo,paula

A Dona da Cozinha disse...

uma pausa para a cozinha!!
fico aqui imaginando que clima delicioso para saborear esse fusilli.
grande beijo,paula

A Dona da Cozinha disse...

hi, foram duas postagens seguidas [!!!!]
mais beijos