sexta-feira, 18 de abril de 2008

Em casa com o chef

Tenho reparado que a mais nova moda dos programas culinários na TV é de mostrar o chef em casa, só que de um jeito cada vez mais íntimo (ou invasivo, em alguns casos). Deve ter havido alguma pesquisa de opinião recente mostrando que o povo queria mesmo era ver seu celebrity-chef favorito no conforto do seu lar, vendo como suas receitas são mesmo fáceis e aproveitando para dar uma olhadinha na sua intimidade, mesmo que seja falsa. Quase todo programa agora termina com uma festinha ou um jantar romântico, e eu fico cá só pensando tá, tudo bem, mas quem são essas pessoas? Será que o marido da Ina Garten ou da Ana Olson (celebrity-chef canadense) ensaiam antes o que vão dizer? Será que os amigos da Nigella ou da Giada são mesmo amigos, ou são atores contratados? E se forem mesmo amigos, como deve ser engraçado ser convidado para um jantarzinho para seis e mais uma equipe de televisão! Eu é que não ia querer embarcar numa dessas... Tudo bem que este tipo de programa deixa o espectador mais à vontade para tentar as receitas (bem, se fulano fez isso em casa, eu também posso...), passa uma idéia mais natural e espontânea e ainda acata os desejos voyerísticos de todos nós, mas daí a dedicar cinco preciosos minutos de televisão ao maridão chegando em casa com flores (eles sempre trazem flores, estes maridos cenográficos), trocando de roupa e sentando para a janta, com direito a provar e comentar a comida, acho exagero. Temos que lembrar que, em televisão, tudo é falso, então eu tendo a preferir os programas que pelo menos tentam minimizar a falsidade em nome da simplicidade e clareza das receitas (até hoje não vi as pimpolhas do Jamie Oliver correndo pelo jardim..).

3 comentários:

Carla disse...

Voce tem razao, e tudo muito falso. Mas foi engracado voce citar justamente a Giada e a Ina, elas sao minhas favoritas e, apesar da falsidade dos programas, as receitas sao infaliveis.
De qualquer forma o Jeffrey da Ina parece mais "real" do que aqueles amigos da Giada, diz ai. Aquilo e stage setting.

Ludmila Carvalho disse...

Oi Carla, não se engane: eu adoro os programas delas, são meus favoritos também. Acho os amigos da Ina meio esquisitos, mas o Jeffrey é sim uma gracinha! Meu marido diz brincando que ele é meu Jeffrey, hehehehhehe!
Os amigos da Giada parece que saíram todos de uma agência de modelos, mas eu vi dia desses num programa que os parentes (a tia, o primo gatinho) são de verdade. O marido dela é que nunca aparece, deve ter se recusado de participar do teatro...
Beijos
Lud

Carla disse...

Lud, meu marido diz a mesmissima coisa!
Olhe, o marido da Giada aparece sim. Ele e timido, acho. E deve ter melhor coisa pra fazer porque nao faz cara de bons amigos quando ta na TV nao...hehehe.