quarta-feira, 2 de abril de 2008

Cooking by numbers

Eu confesso: cozinha indiana é uma coisa que me intimida. Adoro os sabores mas tenho medo, muito medo de tentar em casa. São tantos os temperos e ingredientes que não conheço e com os quais não me sinto à vontade para experimentar, sinto-me humilde diante deles. Leio o blog da Agdá e fico maravilhada, com água na boca.

Ainda tem o fato de que Montreal tem tanta variedade de restaurantes indianos maravilhosos - e baratos - que eu nem me atrevo a tentar reproduzir os pratos em casa. Mas arriscar é preciso, e eu arrumei uma receita basicona, ótima para dizer que eu consigo fazer pelo uma coisinha indiana: frango ao curry.

Gostei dessa receita porque ela é rápida, simples e tem cem por cento de eficiência garantida. No guess work involved, eu vou seguindo a receita à risca que nem aquele passa-tempo de pintar os números. No final, voilá, tenho um prato pronto e delicioso, diga-se.

É claro que muitas vezes sinto que falta alguma coisa, mas como não sei qual tempero faz o que exatamente, ainda não me arrisco a mudar nada. Eu sei, eu sei, o que eu preciso mesmo é ler mais sobre os temperos e provar mais coisas indianas, mas enquanto isso eu vou fazendo meu curry automático que já está de bom tamanho.


Curry de frango
(receita adaptada do site Culinate)

- Dois peitos de frango sem osso e sem pele
- Uma cebola picada
- Três dentes de alho picados
- Uma lata pequena de tomates sem pele
- Um pedaço médio de gengibre ralado
- Uma colher de sopa de cominho
- Uma colher de sopa de coriander (sementes de coentro moídas)
- Uma colher de sopa de garam masala
- Uma colher de chá de curcuma
- Meia colher de chá de pimenta cayenne
- Sal e azeite de oliva a gosto

Corte os filés de frango em cubos e tempere-os com sal e pimenta do reino, se quiser um pouco de suco de limão. Numa panela média, esquente um fio de azeite e coloque as cebolas para dourar. Depois de um minuto ou dois, acrescente o alho e o gengibre ralado, e deixe cozinhar mais uns dois minutos. Depois acrescente todos os temperos e cozinhe por mais um minuto, mexendo bem para que não grude no fundo da panela.

Coloque os pedaços de frango e misture-os aos temperos. Quando o frango estiver começando a pegar cor, coloque a lata de tomate. Eu percebi que amassando os tomates antes o caldo fica mais encorpado, mas você pode simplesmente amassar os tomates com a colher de pau já na panela. Deixe cozinhar por vinte e cinco a trinta minutos em fogo baixo, até o frango cozinhar por completo. Prove e acerte o sal.

Eu gosto de acrescentar alguns vegetais ao curry - no meu caso, coloquei uma seleta congelada de cenouras, brócolis e couve-flor, que eu cozinhei no vapor separadamente e juntei só no final. Também gosto de terminar com um fiozinho de creme de leite, mas se não me engano isso transforma o curry em outro prato. Anyway. Sirva com arroz basmati ou jasmim e lascas de amêndoas tostadas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ludmila, vim te contar que semana passada eu fiz sua receita de cheese cake com doce de leite... Abalou Bangú!!!! Muito bom, maravilhosa, perfeita... Dessas que a gente fica até triste de ter aprendido pq vai aumentar a quantidade de açúcar ingerido por ano kkkk Obrigada, viu? Bjos

Fabrícia disse...

Querida e tu ainda se intimida? Ficou uma perfeição.....bota para quebrar na cozinha indiana que tu arrasa.
Bjcas.

Ludmila Carvalho disse...

Ferc, eu que agradeço você ter vindo aqui me contar deste sucesso! Sério, vc não imagina como isso me deixou feliz. Quanto ao açúcar, temos que dividir esse aumento com alguém, não é mesmo, hehehehe
Beijos!

Fabrícia, valeu pelo incentivo. Um dia vou fazer para vc provar e me dizer se é mesmo bom. Beijos

Lud

Agdah disse...

Menina, que bom que vc venceu a hesitação. Afinal de contas, comida não morde e como diz o povinho lá da terrinha, "se não mata, engorda.". Bjs.