quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Ah, Ano Novo... fase de muita reflexão sobre o passado e antecipações sobre o futuro, especialmente para quem tem mania de organização como esta que vos escreve. Combinando as duas coisas, estava revendo algumas fotos e posts antigos quando me dei conta de que muita coisa aconteceu neste blog em 2008, inclusive o aniversário de um ano que passou batido por sua irresponsável dona. Remoendo o fato de não ter feito sequer um post comemorativo do primeiro e crucial ano de vida do The Inner Life of Food, decidi então fazer uma retrospectiva com os melhores momentos, presentes e receitas de 2008. Perdoem-me este momento de auto-indulgência (até foto-montagem eu fiz) e tenham todos uma feliz passagem de ano.


Certamente o acontecimento mais importante do ano no meu blog foi a descoberta dos orgânicos e minha aderência ao programa CSA (community supported agriculture), o que considero um passo fundamental na direção de uma alimentação saudável e em harmonia com a natureza. Receber as cestas orgânicas (1) diretamente das mãos dos fazendeiros teve seus contras, é verdade, especialmente num ano em que a chuva prejudicou muito a produção local, mas no final os prós terminaram me convencendo.

Mas nem só de frutas e verduras vive uma pessoa feliz, e entre os destaques do ano estiveram também alguns doces como os brownies de dulce de leche (6), sucesso de crítica e público, e os profiteroles (9) que realizaram um sonho de infância. E por falar em sonho e infância, a máquina de sorvete também não ficou atrás e brilhou neste verão, especialmente nas semanas em que minha adorável sobrinha esteve comigo. Fizemos sorbets de frutas, sorvete de chá verde, sorvete de café (2) e até sorvete de chocolate com avelâ. Mal posso esperar pelo próximo verão e a possibilidade de desencavar a máquina das profundezas do freezer...

Outros produtos fizeram história no blog em 2008. Quem diria que em um mesmo ano eu ganharia uma batedeira Kitchenaid (5) e um conjunto de panelas Le Creuset (11)? Minha cozinha, que um dia já fora dominada por artigos da loja de um dólar hoje em dia anda mais fancy que catálogo de revista - mas a satisfação trazida por produtos de qualidade justifica qualquer consumismo (e assim nasce o mantra dos consumistas). Agora só resta arquitetar um plano infalível para levar tudo isto de volta ao Brasil, mas isso já é assunto para o ano que vem.

Entre as coisas novas que adquiri em 2008 posso incluir algumas técnicas e receitas clássicas: aprendi de uma vez por todas a fazer risotto (e o meu favorito foi o risotto de couve-flor do Jamie Oliver) (3), aprendi a fazer macarrão (4), aprendi a fazer pizza caseira (8), dominei o segredo do perfeito carbonara (10) e descobri uma técnica infalível para cozinhar salmão (7). Todas estas receitas foram testadas pela primeira vez este ano e já figuram no repertório básico aqui de casa - e tenho certeza que continuarão assim por muitos e muitos anos.

Finalmente, o ano culinário não estaria bem representado sem as aventuras, viagens e inesquecíveis refeições que fizemos em restaurantes. Aqui em Montréal conhecemos as delícias da comida tailandesa, tibetana, paquistanesa, tunisiana, descobrimos o verdadeiro tempero mexicano e o requinte da culinária francesa. Comi pela primeira vez cogumelos, jerusalem artichokes (topinambours) e carne de cervo, entre outros. Na Califórnia tivemos a oportunidade de comer bem tanto em lugares simples de beira de estrada quanto em restaurantes requintados e famosos como o Chez Panisse (12). Nada mal para um ano, não?

3 comentários:

Anônimo disse...

LINDA SUA NARRATIVA, ASSIM COMO TD QUE VC ESCREVE...........
LINDAS FLORES .......
BEIJOS DA MAMA

Claudia disse...

Linda retrospectiva, tanto em tão pouco tempo. Parabéns e feliz ano novo!

C.

Fabrícia disse...

Lud, Luiz e Gaston,
Estamos com saudades.... Hoje voltamos da praia e hoje estamos em Campinas. Comendo horrores...
Beijos para voces.