segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Tortinhas de caramelo e nozes


Sou apaixonada pela torta de caramelo e nozes servida por uma steakhouse daqui de Montréal, a ponto de já ter sugerido um ou dois jantares lá, sabendo que meu marido nunca rejeita a proposta de comer carne, só por causa da sobremesa. Dito isto, não é nenhuma surpresa que a receita de torta de caramelo e nozes publicada pelo blog-fofura Smitten Kitchen tenha ido parar no topo dos meus bookmarks, tampouco que eu a tenha colocado em prática assim que surgiu a primeira oportunidade.

E não é que a tortinha saiu idêntica à do restaurante? As mesmas nozes levemente tostadas, envoltas no mesmo delicioso creme de caramelo sobre a mesma, senão melhor, massinha delicadamente amanteigada. É bom saber que agora tenho mais esta receita na manga, mesmo tendo plena consciência de que continuaremos indo ao tal restaurante (agora não mais por minha culpa...)


Tortinhas de caramelo e nozes
(Receita adaptada do site Smitten Kitchen)
Rende seis tortinhas individuais ou uma grande

Duas coisas importantes antes de prosseguir com esta receita: uma é que, como a autora já indica, o recheio tende a borbulhar no forno e se espalhar pela assadeira inteira. Não adianta colocar menos recheio em cada forminha porque neste caso você corre o risco de terminar com uma torta sem recheio. A solução é forrar bem a assadeira com papel alumínio ou papel manteiga e conformar-se que parte do recheio irá se perder mesmo, lembrando sempre que o resultado vale a bagunça. A segunda coisa é que, porque o recheio transborda e gruda nos cantos da massa, ficará praticamente impossível desenformar as tortinhas a menos que você tenha aquelas formas de fundo removível (mais um item para a minha wish list...).

Para a massa:
- 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo branca (uso uma marca orgânica que não é refinada)
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (ou normal)
- 1 pitada de sal
- 1 tablete (125g) de manteiga bem fria cortada em pedaços
- 1 gema de ovo grande

1. O processo é o mesmo das massas salgadas e quiches: misturar a farinha, o açúcar, o sal e os pedaços de manteiga (com as mãos, com um processador ou com a batedeira) até que a manteiga esteja bem incorporada mas ainda em pedacinhos visíveis. Acrescentar a gema de ovo e mexer até dar liga - eu tive que colocar mais uma gema porque achei meu ovo pequeno. Enrolar a massa numa bola, cobrir bem com papel filme e levar à geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro.

2. Para pré-assar a massa (blind baking), retire-a da geladeira e pré-aqueça o forno em temperatura média. Role a massa com um rolo e forre as seis forminhas pequenas (ou uma grande). Se a massa estiver quebradiça e difícil de abrir com o rolo use as mãos, empurrando bem a massa nos cantinhos da forma. Faça furos no fundo de cada forminha com um garfo. Cubra cada forminha com um pedaço de papel alumínio e coloque no freezer por meia hora. Quanto mais gelada a massa estiver antes de assar, menos ela encolherá uma vez que estiver no forno.

3. Meia hora depois, leve as forminhas (com o papel alumínio) ao forno por 10 minutos. Se quiser usar um peso (grãos de feijão seco, por exemplo) sobre o papel alumínio para garantir que nenhuma bolha formará, fique à vontade, mas se o papel alumínio estiver bem apertado sobre as forminhas já será suficiente. Depois retire o papel alumínio e asse por mais 7 minutos, ou até a massa começar a dourar nas beiradas. Retire do forno e deixe esfriar.

Para o recheio:
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1/2 xícara de açúcar branco
- 1/4 de xícara de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara de mel
- 1 xícara e 3/4 de nozes, levemente tostadas no forno e picadas em pedaços médios
- 1/2 colher de chá de sal

Enquanto a massa pré-assada esfria, faça o recheio. Numa panela média, coloque o creme de leite, os açúcares e o mel e leve ao fogo baixo até que tudo esteja incorporado. Aumente o fogo para médio-alto e continue mexendo até a mistura ferver e começar a ficar mais grossa e com cor de caramelo. Deixe ferver por uns seis minutos, depois retire do fogo e acrescente as nozes e o sal.

Coloque as forminhas pré-assadas sobre uma assadeira forrada com papel alumínio e coloque o recheio à colheradas sobre a massa. Leve ao forno médio por 20-25 minutos, até que o recheio esteja borbulhando e a massa esteja dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Sirva morna pura ou, se quiser abalar Paris em chamas, com creme chantilly ou sorvete de baunilha.

Um comentário:

Fabrícia disse...

Eu provei, eu provei....marvilhosa.
Ja estamos com saudades .... ainda em SP e amanha indo para o interior. Beijos para vcs e para o fofo do Gaston.