sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Parallel 33

No final da nossa peregrinação pela Califórnia tivemos uma última boa surpresa gastronômica. Passeando pela simpática cidade de San Diego, guiados apenas por nossa fome e pelo Lonely Planet (bendito seja), fomos parar no Parallel 33, o que se pode chamar de restaurante-conceito: os donos descobriram que lugares tão diversos como Marrocos, Líbano, Índia, China, Japão e San Diego estão unidos pelo paralelo 33. A idéia então surgiu de misturar todas essas influências num restaurante.


Eu nunca tinha ido a um restaurante de fusão (fusion food) como este, e devo dizer que adorei a experiência. Da decoração meio lounge misturando elementos indianos, do oriente médio e japoneses, passando pelos drinks exóticos e pelo cardápio conciso de pratos feitos para dividir e experimentar, tudo é voltado para que o cliente se sinta num ambiente fora do comum. E a comida estava realmente extraordinária.


Pedimos um monte de pratos pequenos para dividir: um filé com crosta de pimentas Szechuan (mais sobre ela num próximo post) e polenta com grãos inteiros de milho, bolinhos de batata indianos com espinafre crocante, dumplings picantes de porco com um molho adocicado e camarões jumbo espanhóis com purê de alcachofra que Luiz jura de pé junto foram os melhores que ele já comeu. Até a sobremesa, que eu sempre acho decepcionante em restaurantes étnicos, estava deliciosa: crème brulée com cardamomo e berries.


O que eu mais gostei deste tipo de cozinha (étnica, fusão, o que seja) é que ela realmente traz um desafio. Não sei, parece que dá uma sacudida no paladar, mas sem também exagerar e servir combinações bizarras. Apenas transformando em novo o que a gente está acostumado a comer sempre. Um outro detalhe interessante é que a cozinha do restaurante tem uma parede de vidro voltada para a rua, onde podemos admirar os criativos chefs e sous-chefs em ação.

Um comentário:

tássia disse...

Luuuud! Luiiiiiz! Achei super interessante esse restaurante. Me deu vontade de provar =)
Beijos nos dois!