quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Salmão com lentilhas e manteiga de ervas

Sempre procurando uma receitinha nova para a dose semanal de salmão, deparei-me com esta que me pareceu muito interessante. Ela usa as lentilhas francesas, também conhecidas como Du Puy, que são menores, mais firmes e mais escuras do que as lentilhas verdes, e muito saborosas também. O contraste do rosa do salmão com o marrom escuro das lentilhas ficou muito elegante no prato, que não precisou de nenhum acompanhamento a mais para um almoço leve.

Salmão com lentilhas e manteiga de ervas
(adaptado da revista Gourmet de março/2008)

Para a manteiga de ervas:
- cinco colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- uma colher de chá de estragão*
- uma colher de chá de cebolinha*
- duas colheres de chá de mostarda Dijon, daquela com os grãozinhos
- suco de meio limão siciliano

Para fazer, basta picar bem as ervas e misturar todos os ingredientes em temperatura ambiente. A manteiga pode ser feita com antecedência e conservada em geladeira. *Como eu não tinha estragão em casa, usei herbes de provence com sucesso, o que me faz concluir que você pode usar qualquer combinação de ervas de sua preferência.

Para as lentilhas:
- um copo de lentilhas francesas Du Puy
- quatro copos de água
- dois alhos-poró (usei alho comum)
- uma colher de chá de manteiga

Coloque as lentilhas numa panela média e cubra com a água. Cozinhe em fogo brando, destampado, por vinte minutos, ou até as lentilhas começarem a ficar macias. Escorra e reserve meia xícara do líquido do cozimento. Numa frigideira, doure o alho-poró na manteiga e depois acrescente as lentilhas e metade da manteiga de ervas. Coloque um pouco do líquido do cozimento das lentilhas e cozinhe até a manteiga derreter e o líquido evaporar um pouco. Se quiser, coloque mais sal e pimenta e um pouco de suco de limão. Desligue o fogo e deixe tampado para não esfriar.

Para o salmão:
- quatro filés de salmão
- duas colheres de sopa de manteiga
- sal e pimenta a gosto

Tempere os filés de salmão com sal e pimenta (não muito) e doure na frigideira com manteiga até dourar e cozinhar por completo, cerca de seis minutos. Cuidado para não cozinhar demais o salmão, o ideal é que ele fique ainda bem rosadinho no meio. Sirva sobre as lentilhas e coloque o restante da manteiga de ervas por cima.

2 comentários:

laila radice disse...

que lindo q ficou o prato!!!deu ate uma vontade básica de comer!!bjs

Fabrícia disse...

Essa caminha de DuPuy ficou irresistível....são as minhas preferidas. Compro sempre a do Québec que é divina....
Bjcas.