terça-feira, 1 de abril de 2008

Cannelloni de beringela


Essa idéia é tão simples que não precisa de receita. Comecei fazendo um molho de tomate bem básico com cebola e alho dourados no azeite, uma lata de tomates italianos pelados, manjericão fresco, orégano seco, uma pitada de pimenta calabresa e uma folha de louro. Cozinhei tudo em fogo baixo por uns vinte minutos e depois bati no liquidificador - menos a folha de louro, claro. Pode-se também usar molho de tomate pronto, mas eu prefiro fazer eu mesma.


Depois fiz o recheio do cannelloni misturando duas partes de ricotta e uma de queijo de cabra. Temperei com bastante sal e pimenta e mais manjericão. Depois cortei duas berinjelas médias (poderia ter sido uma grande) em fatias compridas de cerca de um centrímetro de grossura e botei para grelhar dos dois lados. Se ainda não estivesse tanto frio por essas bandas, eu teria feito tudo de uma vez só na churrasqueira, mas tive que me resignar e grelhar duas fatias de cada vez no fogão mesmo.

Quando as beringelas estavam grelhadas e maleáveis, comecei a montar o prato. Coloquei duas conchas do molho de tomate forrando generosamente o fundo de um refratário. Depois peguei uma fatia da beringela, coloquei uma colher do recheio em uma das partes e enrolei. Coloquei no refratário com a parte enrolada para baixo, e assim fui enrolando e arrumando até terminarem as beringelas.


Coloquei um pouco de parmesão ralado na hora por cima e assei em forno médio-alto (400F) por 25-30 minutos. Fiquei positivamente surpresa ao ver que as beringelas comportaram-se perfeitamente bem no lugar da massa - mantiveram a forma, protegeram bem o recheio e ainda pegaram uma corzinha linda. Por um instante tive medo delas cozinharem demais e ficarem empapadas no molho, mas que nada. Ficaram deliciosas, e complementaram perfeitamente o recheio cremoso e o molho meio picante. Perfectly delicious!

9 comentários:

laila radice disse...

lu q coisa...hoje eu fiz uma terrine quase q da msm maneira, mas na forma...fica barbara essa combinação!! bjs

laila radice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...

Que delicia...hj é a segunda vez que vejo essa receitinha...acabei de ver n blog da Leila...acho que é um sinal....beringelas para o jantar.
Bjs.

Nádia Lamas disse...

Oi, Ludmila! Cada diz descubro um blog de comida diferente, hoje foi o seu! Temos algumas coisas em comum: também adoro comida/cozinha, cinema, e Montreal, cidade onde já morei... bjs

Ludmila Carvalho disse...

Oi Nádia! Pois seja bem vinda então. Um dia podemos trocar figurinhas de Montréal, em que época você morou aqui?
Beijos
Lud

Lílian disse...

Linda esta última foto. Parece papel de parede hehe

Eli disse...

Que delícia de receita!

Anônimo disse...

que maravilha....só vc mesma para fazer coisas tão deliciosas e com fotos que dão água na boca
Vou ver se consigo fazer aqui ....
BEIJOS DA SUA MÃE QUE TE AMA MUITO E QUE TE ADMIRA MUITO MAIS.....ZAIDE

Anônimo disse...

Tudo feito com berinjela é gostoso e essa sua receita me deu água na boca.
Abraço.
Heloisa