terça-feira, 8 de abril de 2008

Tortinhas de chocolate


Essas deliciosas tortinhas de chocolate foram o final feliz de uma história que não começou muito bem. Há algumas semanas, eu me preparei para a fazer a torta de lemon curd do livro The Art of Simple Food, da Alice Waters. O lemon curd ficou ótimo, mas quando já estava fazendo a massa doce (pâte sucrée), me dei conta de que a receita mandava refrigerar a massa de véspera na geladeira. Logo eu, que sempre leio as receitas com antecedência para não cometer esse tipo de erro, fui pega de surpresa. Tsc, tsc... Na ocasião, resolvi congelar a massa e fiz a torta de lemon curd com massa de biscoito mesmo (aquela do cheesecake), que, por sinal, ficou ótima.

Semana passada tivemos uma pizza party aqui em casa e eu aproveitei para descongelar a pâte sucrée. Peguei outra receita do mesmo livro, tortinhas individuais de chocolate. Descongelei a massa e tive então outro percalço: como ela é mais farelenta do que uma massa de tortas tradicional, não houve jeito de abrir com o rolo como mandava a receita. Descobri que o único jeito de trabalhar essa massa era simplesmente pressionando-a com os dedos no fundo das forminhas, o que funcionou perfeitamente para minha alegria. A pâte sucrée se parece mais com uma massa de biscoito, e pode inclusive ser assada como um biscoitinho simples que derrete na boca.

Tortinhas de chocolate
(Receita adaptada do livro The Art of Simple Food, de Alice Waters)

Para fazer a massa doce (pâte sucrée):

- 8 colheres de sopa (um stick) de manteiga sem sal
- 1/3 de xícara de açúcar
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/4 de colher de chá de extrato de baunilha
- 1 gema
- 1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo

Bata a manteiga (que deve estar em temperatura ambiente) com o açúcar até ficar cremosa. Depois misture o sal, baunilha e a gema. Por fim, adicione a farinha e misture bem até formar uma massa sem pontos secos. Faça um disco com a massa, enrole em papel filme e deixe resfriar em geladeira por no mínimo quatro horas, ou de um dia para outro (você pode congelar a massa neste estado e usar quando quiser).

Para fazer as tortinhas de chocolate, deixe a massa voltar à temperatura ambiente até ficar maleável. Pegue um pouquinho da massa e pressione com os dedos no fundo de forminhas pequenas, formando uma camada fina. Nas forminhas que usei a massa rendeu 22 tortinhas, mas isso vai depender do tamanho da forma, naturalmente. Faça furinhos com um garfo no fundo das forminhas forradas com a massa e leve ao congelador por 15 minutos - este processo é extremamente importante, pois evita que a massa inche ao ser assada (vale lembrar que o recheio de chocolate não vai ao forno). Depois asse em fogo médio por mais 15 minutos, ou até as tortinhas começarem a dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Para fazer o recheio:
- 220g de chocolate meio amargo
- 1 xícara de creme de leite fresco

O recheio nada mais é do que uma ganache simples: derreta o chocolate com o creme de leite fresco e coloque essa mistura, ainda quente, nas tortinhas já assadas e desenformadas. Leve à geladeira para o recheio endurecer, e retire meia-hora antes de servir para ele amolecer novamente.

Um comentário:

laila radice disse...

lu q belzura essas tortinhas...otimas na versao mini para o café!bjs