terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Sopa toscana de vegetais


Não lembro mais onde peguei esta receita, mas gostei dela porque já tinha todos os ingredientes na geladeira/despensa, o que é raro. Acho que o "toscana" vem do uso dos feijões brancos (canelinni), bem cremosos, além da abobrinha, tomates e cenoura. É uma sopa bem simples e que satisfaz bem.

Ingredientes:

1 lata de feijões brancos (canelinni), daqueles que já vem cozidos
1 cebola pequena, picada
2 a 3 dentes de alho picados
2 cenouras cortadas em cubinhos
2 talos de aipo cortados
1 abobrinha cortada em cubinhos
1 colher de sopa de tomilho fresco (usei 1 colher de chá do tomilho seco)
1 colher de sopa de sálvia fresca picada (umas 8 folhas grandes)
Sal, pimenta e azeite de oliva
1 litro de caldo de galinha ou de vegetais
1 lata de tomates pelados
Parmesão ralado na hora

Primeiro, escorra os feijões e lave-os com água fria para tirar o excesso de líquido da lata. Separe metade dos feijões e amasse-os bem com um garfo. Reserve.
Numa panela grande e pesada, doure a cebola e o alho num fio de azeite. Acrescente os vegetais (abobrinha, cenoura, aipo) e ervas e cozinhe por mais uns cinco minutos, até os vegetais começarem a amolecer. Junte o caldo, tomates, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe ferver por mais uns 7,8 minutos. Por fim, coloque os feijões (amassados e inteiros) e cozinhe mais uns 5 minutos. Os feijões amassados deixam o caldo menos ralo e com uma textura mais interessante, o que gostei bastante. Sirva com parmesão ralado na hora.

2 comentários:

Fabrícia disse...

Lud que luxo adorei mesmo.....anotada.

Bracchi disse...

Gostei da receita porque leva salvia, e eu estou querendo desesperadamente fazer algo com meu pé de salvia que precisa de uma poda. Bem, mas como rodolfo não pode muito com sopas (muito líquido e ele faz diálise) então estou aqui matutando : )