segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Biscotti de parmesão e pimenta do reino (versão integral)


Já é a segunda vez que faço esta delícia catada lá do blog da Ana Elisa, que por sua vez inspirou-se na Smitten Kitchen. Na primeira vez eu inventei de quebrar os grãos de pimenta num pilão vagabundo que tenho (e uso para fazer caipirinhas), processo que levou uns vinte minutos e me deixou com o braço doendo e uns grãos de pimenta quase inteiros. Resultado: os biscotti ficaram altamente picantes!

Da segunda vez, eu moí a pimenta no moedor mesmo, e usei menos do que a quantidade indicada na receita. Também testei substituir metade da farinha branca por integral. Tive que fazer outras adaptações nas quantidades enormes da receita original, já que no meu forno pré-histórico e capenga só se assa uma coisa de cada vez. Mesmo cortando tudo pela metade, fiquei com uns vinte biscotti maravilhosos. A farinha integral aumentou o sabor sem ficar pesada, e a quantidade de pimenta ficou no ponto para mim.


Biscotti de parmesão e pimenta do reino - versão integral
(para a receita original, veja aqui):

- Uma colher de sopa quase cheia de pimenta do reino moída na hora
- Uma xícara de farinha de trigo branca
- Uma xícara de farinha de trigo integral
- Uma colher de chá de fermento em pó
- Uma colher de chá de sal
- Uma xícara de parmesão ralado (e mais um pouco para polvilhar)
- Um tablete (aprox. 120g) de manteiga fria, cortada em cubinhos
- Dois ovos (e mais um para pincelar)
- Meia xícara de leite

Misture numa vasilha as farinhas, fermento, pimenta, parmesão e sal. Coloque os cubinhos de manteiga fria e vá amassando com as mãos, até formar uma massa com aspecto de aveia. Bata os ovos ligeiramente com o leite e jogue na mistura de farinha, mexendo até obter uma massa. Se a massa não se formar, acrescente um tiquinho a mais de leite - caso contrário, se estiver muito úmida e grudando nos dedos, coloque mais farinha.

Numa superfície bem enfarinhada, coloque a massa e corte nem na metade. Forme cada metade num rolo do cumprimento da sua assadeira. Achate o rolo para que ele fique relativamente fino, formando um "tronco" (é assim que a autora da receita se refere). Pincele os troncos com um ovo batido e polvilhe com um pouco mais do parmesão por cima. Depois, doloque os dois troncos na assadeira e leve ao forno pré-aquecido por uns trinta minutos, ou até começarem a ficar dourados e firmes.

Deixe esfriar por alguns minutos, e depois corte os troncos em fatias na diagonal, formando os biscotti. Espalhe os biscotti novamente na assadeira e asse por mais 15 minutos de cada lado. Deixe esfriar novamente, e depois guarde num pote vedado.

5 comentários:

laila radice disse...

humm que gostoso!fiquei aguada por um!bjs

Bracchi disse...

muito interessante lud, biscoitos apimentados!

Bracchi disse...

Lud, na véspera do oscar fiz sua receita de pizza! A massa é uma delícia, mas eu achei que deu muito trabalho para uma só pessoa (rodolfo não pôde ajudar) daí eu estava desistindo no meio hehehehehe Mas ficou uma delícia! Logo logo post lá no blog. Não consegui pensar em muitos recheios temáticos do oscar não, rolou o quê? Beijos

Ana Elisa Granziera disse...

Oi, Lud! Esses biscotti são muito bons mesmo... Vou tentar fazê-los nessa versão integral! Deve ter ficado bem interessante!

Uh, também vou correndo ver se já tem por aqui essa edição da Gourmet!

Beijos!

Ludmila Carvalho disse...

Oi Dani, terminou que nevou muito no dia do Oscar e eu não saí de casa... fiz as pizzas com o que tinha em casa mesmo: teve de prosciutto, alho e óleo, alcachoras e gorgonzola. Eu me diverti muito mais fazendo as pizzas do que vendo o Oscar, que foi chatésimo, hehehehe.
A massa pode dar trabalho, principalmente para abrir e tudo, mas de uma receita só vc tem quatro pizzas médias, então já vale a pena...

Beijocas