sábado, 16 de fevereiro de 2008

B-B-Brownies


Ontem me deu um desejo incontrolável de comer brownies, mas tinha que ser daqueles bem densos por dentro e com aquela casquinha quebradiça por fora - ou seja, nada abaixo da perfeição iria me satisfazer. Procurei uma receita que tinha anotada há séculos dos "outrageous brownies" de Ina Garten, guardada justamente para uma situação como esta. Só que a receita pedia nada menos que 500g de manteiga e quase a mesma quantidade de chocolate (ah, deve ser por isso que eles se chamam outrageous brownies...), mas eu 1)não tinha essa quantidade em casa nem condições de sair para comprar, e 2)não tive coragem de usar esse tanto de manteiga de uma só vez.

Então eu comecei a adaptar as medidas ao que eu tinha em casa, primeiro, cortando tudo pela metade, depois a metade pela metade. Só que, e aqueles que me conhecem sabem disso, eu sou péssima com números e contas de dividir - quando tem que usar medidas e conversões então, nem se fala. Daí que no fim das contas eu terminei mudando tudo e contrariando todas as regras e recomendações de que baking é uma ciência exata e as medidas devem ser respeitadas a qualquer custo. O resultado pode não ter sido escandaloso como o de Ina, mas ficou bom, e matou a minha vontade de brownies, especialmente aquele que eu comi ainda quentinho recém-saído do forno. Nham!


A receita original está aqui, mas se depois de ler este post você ainda confiar em mim, essas foram as medidas que eu usei:

- 1 tablete de manteiga (aprox. 120g)
- 200g chocolate meio amargo
- 2 ovos
- 1/2 colher de sopa de café solúvel
- 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó

1- Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria, e deixe esfriar um pouco.
2- Em outra vasilha, misture os ovos, café, baunilha e açúcar. Aos poucos, incorpore o chocolate derretido a esta mistura, mexendo sempre para não cozinhar os ovos.
3- Passe a farinha e o fermento por uma peneira, e junte à mistura de chocolate. Neste momento, se quiser você pode acrescentar nozes picadas à massa.
4- Coloque numa forma quadrada pequena amanteigada e enfarinhada, e asse em forno médio por 20 minutos, ou até o palito sair limpo. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

4 comentários:

Bracchi disse...

Uau, que lindo!!!
Pois hoje eu tive quase isso: acordei com vontade de cookie! Peguei a sua receita aqui e se hoje o calor der um tempo quero ir comprar os ingredientes.
Pensei em congelar os cookies que sobrar e aí deixar como lanchinhos para levar quando sair (além do pão de ervas, que no dia seguinte já não ficou com uma textura muito boa).
Nas terça-feiras passarei o dia todo fora de casa, só voltando de noite, então tenho que pensar nesses snacks deliciosos.

Ana Elisa Granziera disse...

Nham-nham... Faz tempo que não faço brownies, e estes parecem tão bons...
Ludmila, dá um pulo lá no meu blog que tem um prêmio para você. (Nossa, isso fica parecendo e-mail com vírus, não?? hehehe...)
Abraços!

Patricia Scarpin disse...

One just can't go wrong with brownies, né, Ludmila? :)

Os seus estão muito bonitos, que vontade!

Lílian disse...

Também votei em você : )
Aliás, não lembro se já comentei aqui. Então aproveito para falar que curto muito suas aventuras por terras estrangeiras. Você é outro exemplo vivo da globalização