sábado, 31 de janeiro de 2009

Creme de milho sem creme


Dia desses deu uma vontade de comer creme de milho, que era uma coisa que eu adorava quando criança e comia sempre em casa. O único detalhe é que eu não tinha nenhuma receita e não fazia idéia de como se faz creme de milho. Uma busca pela net trouxe receitas e mais receitas que pediam doses cavalares de creme de leite (tonta, porque acha que o prato se chama creme de milho?!?), só que eu queria uma coisa mais leve. Então fui com uma adaptação que ficou bem gostosa.

Peguei uma lata de milho em conserva - infelizmente, é o único milho que temos disponível no inverno - e coloquei no processador com um pouco de caldo de galinha (que pode ser água), depois bati até virar uma papa e penerei para me livrar dos pedaços maiores de milho destroçados. Uma segunda lata de milho foi para a panela com uma colher de manteiga, sal, pimenta e um dente de alho ralado. Depois juntei a papa ao milho refogado e cozinhei por mais uns minutos. Para engrossar o creme, misturei mais uma colher de manteiga com uma de farinha e incorporei ao milho, misturando bem até que tudo estivesse cremoso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lud, bom dia, sou sua leitora há tempos, mas nunca comentei até hoje. Se voce tiver paciencia nao precisa nem adicionar a farinha no creme, é só levar o creme do milho processado ao fogo que depois de uns minutos mexendo ele se engrossa naturalmente. Aí fica pronto pra adicionar os milhos inteiros. Adoro milho e creme de milho.
Um beijo pra voce

Ludmila Carvalho disse...

Oi Roberta, muito obrigada pela dica. Eu até que tentei deixar o creme engrossar naturalmente, o que não aconteceu nos primeiros minutos. Agora sei que não fui paciente o suficiente. Da próxima vez então!
Grande beijo,
Lud

Deborah disse...

Oi, Lud!
Assim como vc tb adoro um creme de milho!!!
Faco um bem facinho e rapidinho para aqueles dias em q se esta na correria, e sem creme de leite.
Primeiro eu bato no liquidificador o milho com a agua da conserva. As vezes eu coo, as vezes nao... depende da minha disposicao!!!
Enquanto isso faco um refogado de cebola na manteiga, e qdo a cebola ja esta amolecida jogo o milho batido!!! Normalmente coloco um pouquinho de leite so pra deixar mais cremoso.
Tempero com sal e pimenta e misturo ate o creme engrossar!
Easy Peezy Lemon Squeezy!!!
Bjs