domingo, 18 de janeiro de 2009

Ovos cozidos no molho de tomate

Há algum tempo estava vendo o programa da Martha Stewart (provavelmente um bem antigo) quando ela chamou em cena uma de suas produtoras para dar uma receita de ovos cozidos no molho de tomate. Ela disse que era um prato super fácil, prático, barato e rápido de fazer para sua grande família - se não me engano a moça tinha um monte de filhos e comprava dezenas de quilos de carne por semana. Além disso, pode ser servido como café da manhã, almoço ou jantar.

Sabe quando você vê alguma comida sendo feita na televisão e tem um desejo incontrolável de comer aquilo imediatamente? Foi o que aconteceu comigo quando eu vi esta receita. Bem, na verdade foi mais ou menos o que aconteceu comigo, porque o desejo incontrolável sumiu por algum motivo entre o momento em que eu estava vendo TV e o momento em que fui fazer o jantar.

Só recentemente, quando eu pensava pela enésima vez no que fazer para o jantar - eu queria alguma coisa quente mas que não fosse sopa, substancial mas que não fosse massa ou sanduíche - esse prato voltou à minha cabeça. Pelo que eu me lembrava a receita era tão simples que nem me dei o trabalho de procurá-la no site da Martinha, e fiz de cabeça. É 1-2-3:


1 - Faça um molho de tomate ou, se a preguiça for muita e/ou o tempo apertado, abra uma lata do seu molho de tomate pronto favorito numa panela para esquentar. Eu fiz este bem simples com cebola e alho dourados no azeite e uma lata de tomates pelados batidos. Deixei cozinhar uns quinze minutos e juntei um pouco de extrato de tomate para ficar mais grossinho. Temperei com sal, pimenta, orégano seco e pimenta calabresa.



2 - Quebre alguns ovos sobre o molho de tomate quente (quebrei dois por pessoa porque estávamos com muita fome) e tampe a panela. Você pode também dispor o molho de tomate em ramequins individuais, quebrar os ovos e levar ao forno. Enquanto os ovos cozinham, esquente fatias de baguette ou de qualquer pão da sua preferência.


3 - Depois de aproximadamente seis minutos, os ovos deverão estar cozidos e com a gema mole - por causa de um desequilíbrio no meu fogão alguns ovos cozinharam mais rápido que outros, o que me fez arrepender-me de não ter feito em ramequins individuais. Retire os ovos com uma colher e coloque sobre o pão tostado, colocando mais ou menos molho conforme a sua preferência. Termine com queijo parmesão ralado por cima. Pode comer assim mesmo ou com uma saladinha verde acompanhando.

5 comentários:

Rê Gallo disse...

Lud, até eu que não gosto de ovo fiquei com vontade de comer isso!! Muito bom!
Seu blog é lindo, parabéns!
Bjs.

Anônimo disse...

Fez-me lembrar uma baguete que fazia na França, com carne moida, queijo ralado e gratinada....
Será q vc lembra?
Acho que nao....e naquela época vc era super enjoada p/ comer....
Beijos, da mami

Fabrícia disse...

Lud isso é Ojja tunisiana ..... eheheh... da proxima vez coloca harissa ... bom demais. Aqui em casa o Mohamed faz toda semana.
Bjs para o Gaston ...

Anônimo disse...

Que receita boa e fácil! Também deu vontade de fazer correndo.
Melhor, vou fazer hoje à noite e seguir a dica da Fabrícia !!
Muito bom !

Anônimo disse...

Registei a receita. Simples, mas deve ser uma delicia.
Beijinhos.
Susana