sábado, 10 de janeiro de 2009

Na cozinha da Casa Branca

Um certo dia, quando Bill Clinton ainda era presidente dos Estados Unidos, ligaram para o Chez Panisse avisando que ele gostaria de jantar no famoso restaurante. Alice Waters teve que sair correndo para Berkeley supervisionar tudo e ter certeza que o presidente, conhecido por gostar de hamburguer com batata frita e ter uma quedinha pelos doces, ficaria impressionado com o jantar. O episódio, além de render uma ótima história (relatada com muito mais detalhes na biografia do Chez Panisse), acendeu uma luzinha na cabeça já iluminada da Sra. Waters - e se eles aproveitassem os jardins da Casa Branca para plantar uma horta orgânica? Isso iria certamente colocar o assunto alimentação na pauta nacional.

Foram muitas cartas enviadas ao gabinete presidencial explicando a importância de se promover uma alimentação saudável entre os norte-americanos, muitas das quais respondidas pessoal e graciosamente por Hillary, mas infelizmente a idéia não saiu do papel. Pois agora ela pode virar realidade. Alice Waters e outros chefs e personalidades do mundo gastronômico enviaram uma nova carta ao presidente eleito Obama, pedindo para ele revisitar a idéia da horta na Casa Branca e nomear um "secretário da cozinha" para cuidar formalmente do assunto.

Segundo o New York Times, que foi onde eu fiquei sabendo desta notícia, Sra. Waters diz na carta aos Obamas que a horta presidencial "iria mandar a mensagem poderosa de que as escolhas que fazemos ao comer são fundamentais. Apoiar uma dieta sazonal baseada em legumes e verduras saudáveis e produzidos de maneira sustentável irá não somente alimentar sua família, como também sustentar fazendeiros, inspirar seus convidados e, finalmente, energizar toda a nação" (tradução livre minha, leia a reportagem original aqui). You go, Alice! Quem sabe em breve não veremos belas batatas saltitando das terras que envolvem o escritório oval?

Um comentário:

Unknown disse...

Aqui no Brasil a Chef Roberta Sudbrack criou uma "hortinha" com a Primeira da Ruth Cardoso... não sei se ela ainda existe...

Tem um pequeno comentário no terceiro parágrafo.
http://vilasabor.vilamulher.com.br/materia/profissao-sabor/28-roberta-sudbrack-a-primeira-chef-do-palacio-da-alvorada.html