segunda-feira, 21 de julho de 2008

Mint chocolate chip ice cream


Semana passada recebi um ramo enorme de menta na cesta orgânica, e na mesma hora pensei: finalmente vou poder fazer um sorvete de menta! Sim, porque eu tentei plantar menta este ano, não uma vez mas duas, e em ambas falhei. A primeira menta morreu misteriosamente de madrugada, acho que deu algum bicho. Comprei mais uma muda e plantei de novo, dessa vez parecia que ia vingar, estava crescendo, ficando bonita e cheirosa, até que um dia, ops, essa planta está muito perto da churrasqueira! Minha menta foi parcialmente carbonizada e até hoje não se recuperou do acidente, mesmo eu tendo removido cuidadosamente as folhas queimadas e alimentado com carinho extra as sobreviventes. Tudo isso porque no ano passado, quando eu não tinha máquina de sorvete e, consequentemente, uma via de escape para o surplus da planta, meu pé de menta cresceu assustadoramente e até inibiu as outras ervas com as quais dividia o canteiro. Falar em ironia...

Fui correndo lá no computador e desencavei essa receita da Fer que estava enterrada lá no fundo dos meus arquivos de receitas a fazer. Fiz tudo como ela fez, só que ao invés de usar os cocoa nibs decidi repetir a técnica do stracciatella com chocolate meio amargo. Ficou maravilhoso! Este foi o primeiro sorvete cremoso que fiz sem a ajuda das gemas, só com o leite e creme de leite, e me surpreendi em notar que ele ficou com a mesma textura aveludada dos demais. O gosto da menta é notável e refrescante, bem diferente dos sorvetes de menta artificiais que a gente encontra em sorveteria. Os pedacinhos de chocolate complementam tudo, mas como a Fer já avisou, não abuse senão eles terminam mascarando o sabor da menta.

2 comentários:

Fabrícia disse...

Esse eu comi...bom demais !!!! Sua mãe deixou um recado muito fofo no blog. Diga para ela que adorei e que é um prazer ter te conhecido. Merci pour le souper de samedi, super. Grande beijo para ti, Luiz e para meu ídolo Gaston.

Fer Guimaraes Rosa disse...

preciso repetir essa receita, tentar com o chocolate amargo como vc fez. legal que voce gostou! :-) beijo,