quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pão de hamburguer caseiro


Me lembro que há tempos, quando eu comecei a descobrir as maravilhas do hamburguer caseiro e divulgá-las neste site, a querida Agdá comentou que "agora só falta fazer o próprio pão", ao qual respondi com um muxoxo de falta de confiança própria (nessa época, só a idéia de fazer pão em casa já me assustava). Quem diria que depois de alguns meses eu estaria, de fato, fazendo meu próprio pão de hamburguer, e com relativo sucesso!

Entretanto, devo admitir que isso só aconteceu devido a uma combinação de fatores que aumentaram minha confiança, dentre os quais 1) a presença da Kitchen Aid e seu gancho para massas que faz tudo parecer fácil, 2) uma receita na Gourmet de junho que também faz tudo parecer possível, e 3) um tempinho de sobra graças às férias da minha sobrinha aqui em casa.

Tive alguns percalços no meio do caminho e foram necessárias duas tentativas para o pão finalmente sair, e quando saiu ele ficou um pouco mais fino do que eu gostaria, mas estava delicioso - especialmente recém-saído do forno... Dá um certo trabalho, é verdade, e é preciso bastante tempo livre para fazer esta receita, mas vale muito a pena e eu recomendo aos outros não-padeiros como eu.

Pão de hamburguer caseiro
(Receita retirada da revista Gourmet de junho/2008)

- 2 xícaras de leite integral
- 1/4 de xícara de água morna
- 2 envelopes (de 8g cada) de fermento ativo seco/active dry yeast
- 1/4 de xícara de açúcar e mais 1/2 colher de chá
- meio tablete (aprox. 62g) de manteiga em temp. ambiente
- dois ovos grandes ligeiramente batidos, mais um para pincelar
- 1 colher de sopa de sal
- 6 xícaras de farinha de trigo

1) Esquente o leite numa panela e deixe-o esfriar até ficar morno (da primeira vez eu coloquei muito quente e ele matou o fermento). Enquanto isso, coloque no bowl da batedeira a água morna, o fermento e meia colher de chá de açúcar e espere cinco minutos até o fermento começar a espumar. Se a espuminha não aparecer, é sinal de que o fermento não está bom e a massa não vai crescer.

2) Coloque o leite morno, o restante do açúcar e a manteiga na mistura de fermento e bata em velocidade mínima até que tudo esteja incorporado, depois acrescente os ovos e continue batendo. Coloque o sal e quatro das seis xícaras de farinha, uma de cada vez (mexendo sempre em velocidade mínima para não tomar um banho de farinha), se precisar use uma espátula para despregar a massa dos lados do bowl.

3) Quando a farinha já estiver toda incorporada, mude para o gancho de massa e deixe a batedeira trabalhar a massa mais dois minutos. Vá colocando as duas últimas xícaras de farinha e, se a massa ainda estiver muito grudenta, coloque mais farinha, uma colher de sopa de cada vez. Depois de uns cinco minutos na batedeira, a massa deverá estar desgrudando sozinha dos lados do bowl.

4) Faça uma bola com a massa e coloque numa vasilha grande untada com um pouco de azeite e cubra com papel filme. Deixe num local morno mas sem vento (eu coloco dentro do forno desligado) por 2 horas e meia.

5) Retire a massa, que deverá ter dobrado de tamanho, e abra com a ajuda de um rolo numa superfície limpa e enfarinhada até obter um círculo de aproximadamente 35 centímetros de circunferência e 1,5 centímetros de grossura. Corte quantos círculos conseguir com a ajuda de um cortador de biscoitos ou um copo (o ideal é algo com 7 centímetros de circunferência). A receita diz que dá para fazer 16 círculos, juntando os restos de massa e abrindo novamente. Eu, para variar, me atrapalhei toda com esses números, convertendo de polegadas para centímetros e medindo com uma régua escolar, que terminei fazendo círculos muito finos.

6) Coloque os círculos em duas assadeiras untadas e cubra com papel filme. Deixe-os crescer novamente por mais 1 1/2 ou 2 horas. Depois, pré-aqueça o forno a 375F (190C). Pincele os círculos com um ovo batido e leve para assar por 14 a 20 minutos, até os fundos e topos ficarem dourados. Se seu forno for temperamental como o meu, sugiro inverter a posição das grades no meio do processo para garantir um cozimento mais uniforme.

7) Deixe os pãezinhos esfriarem completamente e corte-os ao meio para usar como pão de hamburguer. Os pães prontos podem ser congelados por até um mês. Se você não possui uma batedeira com gancho para massas ainda é possível fazer esta receita, basta seguir todos os passos e sovar a massa com as mãos por sete a oito minutos.

7 comentários:

risonha disse...

nada melhor do que um pãozinho feito em casa não é?
ficaram lindos

Fabrícia disse...

Lud quando é que inaugura sua boulangerie? Ficou perfeito.... qualquer dia desses faço o hamburger caseiro (receita de um amigo americano) e tu o pão.... E a Marília? está gostando? Minha irmã veio e já foi e meu irmão vai na sexta.....
Bjcas e saudades do Gaston.

Anônimo disse...

Esta minha filha é danada mesmo..... cada dia ela inventa uma coisa e tenho certeza que muitas outras virão por aí.....
beijos, filhota, te adoro e te admiro cada dia mais.
zaide

Marcia disse...

Menina, que coisa maravilhosa! Amei. Bjs

Agdah disse...

Menina, eu ri como quê imaginando vc medindo os círculos com a régua. Valeu a lembrança. Bjs.

Bracchi disse...

Pão de hamburguer? Lud, você arrasou!

Laurinha disse...

Cheguei aqui attravés da Fabrícia!
Estou passeando pelo blog, fiquei encantada, com muitas sugestões super interessantes e deliciosas.
Quando vi o pão......pára tudo! Adoro fazer em casa, vou anotar para exprimentar!
Beijinhos