terça-feira, 29 de julho de 2008

Salada de vagens com prosciutto e ovo poché



Quem adivinhou que após a aquisição do poachie seguiriam-se inúmeras receitas com ovos poché neste blog ganhou um prêmio. Eu sou assim mesmo, quando adquiro alguma técnica nova ou descubro um ingrediente do momento fico meio obstinada.

Desta vez, no entanto, foi quase uma coincidência - coincidência que eu estava querendo fazer uma salada para usar as vagens verde e amarelas que vieram na cesta orgânica da semana, e ao folhear a revista Gourmet de agosto encontro justamente uma receita de salada de vagens com um ovo poché em cima.

Da receita original eu só segui mesmo a idéia, pois ela sugeria uma vinagrete de estragão e eu prefiro as minhas vagens só com sal, pimenta e azeite honesto. Além disso, resolvi acrescentar alguns ingredientes a mais, como o prosciutto e as nozes, para transformar a saladinha simples numa refeição completa.

Então vamos lá: fervi as vagens em água com sal por cinco minutos, depois escorri e coloquei numa vasilha com água gelada para esfriar e parar o cozimento. Temperei com sal, pimenta e azeite e arrumei no centro do prato. Salpiquei lascas de prosciutto por cima e nozes levemente tostadas (salada boa tem que tem algo crocante). Por fim, fiz um ovo poché e coloquei por cima de tudo.

Este é o tipo de salada que pede para ser arrumada elegantemente, cada ingrediente harmonicamente ocupando seu lugar no prato. Perfeita, portanto, para uma festa ou jantar com amigos. Além do que, o ovo poché naturalmente traz um certo glamour, uma expectativa do momento "ta-da" quando o garfo perfura a gema mole e esta se espalha por todo o prato, provocando "ohs" e "ahs" dos convidados.

2 comentários:

Elvira disse...

Uma salada deliciosa e requintada. Adorei! :-)

Beijos.

Lílian disse...

Achei o máximo o momento "ta-da"!
Ficou muito charmoso o prato.