quinta-feira, 10 de julho de 2008

Gianduja Stracciatella gelato


Ah... tudo soa mais bonito em italiano, não é mesmo? Esse sorvete de nome complicado, na realidade, não passa de um chocolate ao leite com avelãs e pedacinhos de chocolate. Gianduja é o nome para a mistura de chocolate ao leite com avelãs, uma espécie de primo caseiro da famosa Nutella. E Stracciatella é apenas um nome chique para a simples técnica de derramar chocolate derretido no sorvete para criar chips crocantes. Além de ficar delicioso, a combinação de cores e texturas faz esse sorvete parecer algo bem profissional. Como diz minha sobrinha, esse sorvete é da "Lüud-Dazs"!!!

Gianduja Stracciatella gelato
(Receita do livro The Perfect Scoop, de David Lebovitz)

- 1 e 1/2 xícaras de avelãs
- 1 xícara de leite integral
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- 3/4 de xícara de açúcar
- uma pitada de sal
- 115g de chocolate ao leite
- 5 gemas
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1) O primeiro passo é tostar e tirar as cascas das avelãs. Coloque as avelãs numa assadeira e leve ao forno médio por dez minutos, depois deixe esfriar. Um método rápido para tirar as cascas é colocar todas as avelãs numa toalha de cozinha e esfregar bem, senão pode tirar com as mãos mesmo. Pique as avelãs bem picadas até virarem uma farinha.

2) Esquente o leite com uma xícara do creme de leite, o açúcar e uma pitada de sal. Quando estiver morno, retire do fogo, junte a farinha de avelãs, cubra e deixe fazer uma infusão por uma hora.

3) Depois disso, pique o chocolate ao leite. Esquente a xícara restante de creme de leite e derrame por cima do chocolate, mexendo bem até que esteja derretido e uniforme.

4) Pegue o leite de avelãs e coe sobre uma panela média para descartar as avelãs, pressionando-as bem para retirar o máximo de líquido possível. Leve esse leite ao fogo novamente para esquentar. Numa vasilha separada, bata as gemas. Lentamente vá derramando um pouquinho do leite quente sobre as gemas, mexendo vigorosamente com um batedor de arame para evitar que as gemas cozinhem. Quando estiver tudo misturado, volte para a panela e volte ao fogo baixo, mexendo até o creme engrossar.

5) Passe esse creme por uma peneira sobre o chocolate ao leite derretido e mexa bem até incorporar tudo. Coloque o extrato de baunilha, se estiver usando, e leve à geladeira para esfriar bem, de preferência de um dia para o outro. Depois coloque na sorveteira e deixe ela trabalhar.

6) Para fazer o stracciatella, basta derreter um pouco (usei 100g) de chocolate meio amargo no microondas ou em banho-maria. Quando o sorvete estiver no último estágio da sorveteira, quase pronto, derrame o chocolate derretido pelo buraco da sorveteira. O chocolate ficará sólido imediatamente e se quebrará em pedacinhos. Se a sua sorveteira tiver um buraco pequeno ou for complicado, você pode derramar o chocolate derretido quando estiver transferindo o sorvete para o pote, quebrando os pedaços sólidos maiores com uma colher.

5 comentários:

Camila disse...

Lüud-Dazs é ótimo! HHAHAHHA

Aliás, ótima mesmo é a cara do sorvete! Affeee... E a cumbuquinha é linda!

Beijinho procês,

Camila.

Fabrícia disse...

Lud eu quero....que luxo. Tu ta muito chique...Tenho uma vasilhinha igual a sua....made in japao.... Pois é esta todo mundo tristinho aqui em casa...amanha eles nos deixam. te escrevo com calma no final de semana. A viagem foi linda....
Bjcas para ti, Luiz, Marilia e lindoco do Gaston.

A Dona da Cozinha disse...

Estou tendo o maior prazer em conhecer o seu espaço.
Parabéns, voltarei mais vezes.
abraços
Paula

Marcia disse...

Lud, estou babando no teclado! Este sorvete é mesmo da Lud-Daz. Gianduia é o meu sabor predileto... Bjs

Pimenta disse...

estou adorando o seu blog, especialmente os gelados, este e o de pêra estão aguardando o próximo fim de semana.
bjs