domingo, 4 de maio de 2008

Creme de aspargos


Mais uma receita retirada do livro Jamie at Home e aprovada com louvor na minha cozinha. Pegue um punhado de aspargos bem verdes e bonitos e descarte a parte dura do fundo (para fazer isso, segure cada ponta do aspargo e dobre-o gentilmente; o ponto onde ele quebra naturalmente é a divisão entre a parte não-comível e a parte boa). Depois corte os aspargos em quatro ou cinco pedaços e reserve.

Corte um alho-poró, um talo de aipo e uma cebola média em pedaços e coloque-os para dourar numa panela de sopa com um fio de azeite de oliva. Depois de alguns minutos acrescente os aspargos e um litro de caldo de frango ou legumes, e deixe cozinhar por cerca de vinte minutos, ou até que os aspargos estejam macios. Depois bata tudo no liquidificador, tempere com sal e pimenta do reino e sirva bem quente com um pouco de parmesão ralado por cima.

No livro, Jamie sugere servir esta sopa com ovos poché e torradas, e eu achei a idéia divina. Aliás, ovos e aspargos parecem ser uma combinação daquelas made in heaven, pois só no livro dele tem mais uma ou duas receitas com estes ingredientes. Eu nunca havia provado os dois juntos e agora já sou fã!

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa Lud,
Vc me instigou a provar os aspargos, mas qd fui ao supermercado, quase caí pra trás...essa crise dos alimentos tá ficando séria!
Vc acredita que uma bandejita de 80 "graminhas" custa mais de 6 contos?
Fica pra próxima, apesar de ter ficado muito curiosa!

Anônimo disse...

Ôpa...crise de alimentos "ficando séria"?
Crise nesse setor é sempre séria e desde o começo!
Não me interprete mal Lud, o que quis dizer realmente é que tudo está muito caro no mercado, em especial os aspargos!

Ludmila Carvalho disse...

Oi Raquel, mas que coisa né? Realmente a situação está feia. Felizmente por aqui não há nenhuma crise ainda - pelo contrário, os preços estão diminuindo porque as fazendas locais estão começando a produzir depois do inverno. Mas olha, guarda essa receita para quando vc encontrar aspargos bons e por um preço justo :-)
Beijos
Lud