terça-feira, 6 de maio de 2008

Chá com biscoitos


Foi só eu falar que não tinha mais uso para a minha farinha de sarraceno (buckwheat) que as receitas começaram a aparecer como mágica pela blogosfera. Primeiro foi este bolo ideal para um lanche ou café da manhã. Depois me deparei com estes biscoitos amanteigados simplesmente deliciosos para acompanhar um chá. A farinha de sarraceno tem uma textura mais densa do que a tradicional e um sabor e aroma diferentes, que me fazem pensar imediatamente em nozes e especiarias. Eu, que comprei esta farinha para fazer crepes, estou achando usos muito mais interessantes para ela. É impressionante como podemos fazer coisas deliciosas com estes grãos e farinhas menos usuais.


Biscoitos amanteigados de sarraceno
(Receita traduzida do site 101 Cookbooks, por sua vez retirada do livro Pure Dessert, de Alice Medrich)

1 e 1/4 xicaras de farinha branca
3/4 de xícara de farinha de sarraceno (buckwheat)
2 tabletes (250g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2/3 de xícara de açúcar (*usei açúcar mascavo)
1/3 de xícara de pedacinhos de cacau (*não usei)
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal

Misture as farinhas juntas numa vasilha e reserve. Bata a manteiga com o açúcar e uma pitada de sal numa batedeira ou na mão até ficar cremosa, depois acresente o extrato de baunilha e as farinhas. Misture tudo até formar uma massa e trabalhe um pouco com as mãos, formando um cilindro. Enrole o cilindro em papel filme e deixe na geladeira por duas horas, no mínimo, ou de um dia para o outro.

Quando for assar os biscoitos, pré-aqueça o forno em temperatura média e tire a massa da geladeira para que ela volte à temperatura ambiente. Você pode cortar fatias com uma faca bem afiada ou abrir a massa com um rolo e cortar os biscoitos com um cortador. O importante é que os biscoitos fiquem de tamanho uniforme e não muito grossos. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e asse por 12 minutos, até os biscoitos começarem a dourar.

Deixe os biscoitos esfriar e depois guarde-os num recipiente bem fechado. A receita rende cerca de 45 biscoitos que podem ser conservados por até um mês.

Um comentário:

Fabrícia disse...

Boa dica...adoro sarraceno. Lindo copo de chá....
Bjs para ti e para o Gaston....
Precisamos marcar o restaurante....deu vontade.
Bjcas.