domingo, 2 de março de 2008

O dilema dos tomates

Sopa de tomate é a minha preferida. Mesmo quando eu não gostava de sopas, eu tomava sopa de tomate. Poderia jantar sopa de tomates todos os dias sem reclamar. Ok, já deu para entender que eu realmente gosto de sopa de tomate, não é mesmo? Então vocês entendem a minha frustração em constatar que é impossível tomar uma sopa de tomates decente no inverno - e como o inverno daqui dura seis meses, isso significa um tempo enorme de privação e sacrifício.

Eu tentei muitas receitas, mas nenhuma deu certo. Aquelas que pedem para usar tomates em lata ficaram com gosto de, han, lata. E aquelas que pedem tomates frescos no auge da maturidade, bem, esses estão em falta no inverno. Os tomates melhorzinhos que encontramos por aqui nessa época são importados e isso significa duas coisas: 1) custam mais caro e 2) foram colhidos ainda verdes para suportar o transporte, e portanto não têm o gosto que se espera.

Esta semana o Mark Bittman, que parece dividir comigo muitas das minhas frustrações culinárias, inventou uma solução que promete acabar de uma vez por todas com a falta de sopa de tomates no inverno. Em sua coluna no NY Times ele ensina a assar os tomates de lata! Segundo ele, o processo tira aquele gosto de lata e aumenta a complexidade de sabores com o gosto do assado. Parece brilhante mas, ao ver o vídeo da receita, de repente me dei conta de que este processo parece desesperado demais. Lá estavam os tomates da lata, já meio desmilingüidos, completamente pulverizados pelo calor do forno. Pode até funcionar, mas eu decidi não tentar a receita e esperar o inverno correr seu curso natural (só falta um mês agora!).

Enquanto isso, vou juntando receitas com tomates que só podem ser feitas no verão, como esta, esta, esta, esta, esta, esta e esta.

3 comentários:

Fabrícia disse...

Poxa Lud...entendo perfeitamente seu desepero.....amo alho-poró mas nem ouso colocar no carrinho. Ando tão desanimadinha com os legumes e verduras que quase chorei no sábado em frente a prateleira do supermercado....uma tristeza sem fim....
Bjcas.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lud, na entresafra dos tomates eu uso um em lata de excelente qualidade--muir glen. eles ja tem o fire roasted, que eh o meu favorito. se achar por ai, eu recomendo. bjs,

Lílian disse...

Também so fã. Da sopa, do suco, ao natural... Valeu pelas dicas das receitas.