segunda-feira, 24 de março de 2008

Biscotti de amêndoas com laranja


Satisfeita com o resultado da minha primeira leva de biscotti, resolvi tentar uma receita diferente. A fonte foi a mesma, e, novamente, eu fiz algumas adaptações, diminuí algumas medidas e dei um jeitinho de colocar minha farinha integral. O resultado ficou muito bom, mas achei o gosto e o perfume da laranja dominantes demais. Não que isso seja ruim, mas eu estava prevendo mais amêndoas e menos laranja. Depois descobri que na receita original não leva laranja e sim anis, então da próxima vez vou experimentar desse jeito.

Duas coisas que eu adoro sobre o biscotti é que ele é menos doce e dura muito mais tempo guardado do que um biscoito comum. O único contratempo, digamos, é que eles precisam ser assados três vezes, uma vez a massa inteira, depois os pedaços cortados de um lado e, finalmente, do outro lado. Mas este processo é fundamental, pois ele deixa os biscoitinhos bem sequinhos e crocantes, e é isso (além do formato comprido) que diferencia um verdadeiro biscotti de um biscoito comum. Eu nem acho que dá tanto trabalho assim, ir ali no forno de vez em quando e virar os biscoitinhos...


Biscotti de amêndoas com laranja
(Adaptada da Smitten Kitchen, que por sua vez adaptou daqui)

- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1 xícara de farinha integral
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 1 xícara de açúcar
- 1 tablete (8 colheres de sopa, 125g) de manteiga derretida
- 3 ovos
- meia colher de sopa de extrato de baunilha
- uma colher de sopa de suco de laranja
- raspas de uma laranja
- uma xícara de amêndoas, pode ser inteiras assadas e picadas, ou em fatias (usei em fatias)
- uma clara de ovo para pincelar

Primeiro pré-aqueça o forno em temperatura média e forre uma assadeira grande com papel manteiga.

Numa vasilha grande, peneire juntas as farinhas, fermento e sal. Em outra vasilha, misture a manteiga derretida com o açúcar e depois acrescente os ovos, extrato de baunilha e suco e raspas da laranja.

Coloque a mistura de farinhas na mistura molhada e mexa bem até virar uma massa (eu uso as mãos). Por fim, incorpore as amêndoas - se estiver usando as amêndoas fatiadas, como eu, é normal que muitas se quebrem no processo, mas cuide para que pelo menos algumas fatias fiquem inteiras.

Divida a massa ao meio e role cada metade num cilindro achatado. Quanto mais achatado o cilindro, mais finos serão os biscotti. Coloque os dois cilindros na assadeira, o mais afastados um do outro possível, e pincele a clara de ovo por cima. Coloque para assar por mais ou menos 30 minutos, ou até começarem a ficar dourados.

Retire do forno (mas mantenha o mesmo ligado), deixe os troncos esfriarem e depois corte fatias na diagonal. Arranje cada fatia na assadeira e asse por mais uns dez minutos. Vire as fatias de lado e asse por mais dez. Deixe esfriar bem e guarde num pode bem fechado.

Um comentário:

laila radice disse...

ah ja tinah babado lá no smitten kitchen com esses biscottis agora aqui..humm qdo vou me render a eles???? ai ai ai...bjs