segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A mousse de chocolate mais fácil que você já viu

Decidi dar este título meio sensacionalista ao post porque acredito que todo mundo deve ter uma receita de sobremesa fácil e rápida na manga, para aqueles momentos de aperto. Esta mousse, embora precise ficar na geladeira por no mínimo duas horas antes de ser servida, demora dez minutos para ser feita, no máximo, e leva basicamente dois ingredientes - chocolate e ovos. Sim, é verdade. Nada de açúcar, manteiga nem creme de leite. Eu também não acreditei que seria possível, mas segui a receita (tirada do livro "Je Veux du Chocolat", de Trish Deseine) e ficou muito bom. Não é a melhor mousse de chocolate que eu já comi - mas ei, eu prometi a mais fácil, e não a melhor, tá?

Então vamos lá. Como os ingredientes são mínimos, é muito importante que se use um chocolate da melhor qualidade, de preferência com 70% cacau. Além de ter um gosto melhor, o chocolate meio-amargo bom derrete melhor, e isto é fundamental no processo de confecção da mousse, senão ele pode endurecer e encaroçar a mistura. Além disso, você vai precisar de cinco ovos grandes, separados em gemas e claras.

Derreta 150g de chocolate em banho-maria. Se quiser, coloque uma colher de sopa de rum, licor de café ou café forte (o líquido ajuda a afinar o chocolate derretido, mas é inteiramente opcional). Desligue o fogo, mas mantenha o chocolate no banho-maria para evitar que ele endureça, e junte as gemas com cuidado para não cozinhá-las. Reserve.

Depois disso, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Como eu usei um chocolate bem escuro, adicionei duas colheres de sopa de açúcar às claras para adoçar um pouco. Depois incorpore as claras em neve à mistura de chocolate com bastante cuidado. Coloque num pote grande, ou em quatro potinhos individuais e leve à geladeira por no mínimo duas horas.

Apesar de ser uma versão ultra-simplificada da receita de mousse de chocolate tradicional, que leva manteiga e cozinha as gemas com açúcar em banho-maria, ela fica com uma textura perfeita. Estou pensando em testar depois a receita da Julia Child e voltar aqui para comparar os resultados.

2 comentários:

laila radice disse...

parace uma dleicia! é memso uma receita pra se ter na manga! bjs

Anônimo disse...

Da próxima vez, por favor respeite a forma como se escreve uma receita!
Grata!