sábado, 15 de dezembro de 2007

Sopa de lentilha

Vi essa receita no Food Network, que é de longe o canal mais assistido aqui em casa. Sempre leio muitas críticas aos programas/chefs do canal nos blogs e sites de culinária, e até concordo com algumas coisas, mas como telespectadora e leiga eu posso garantir também que devo muito do que aprendi sobre comida ao Food Network. É verdade que tem muito de entretenimento e às vezes a informação se perde, mas também tem programas maravilhosos.


Pois bem, essa receita foi do programa Everyday Italian, com a bela e cabeçuda chef Giada di Laurentiis. Gente, ficou tão boa, mas tão boa, que eu fiz um pouco menos do que a receita para quatro pessoas e eu e Luiz comemos absolutamente tudo. Aliás, tudo o que fiz do programa dela até hoje deu muito certo. Lá vai a receita, sem tirar nem pôr:

Sopa de Lentilhas

1 cebola média, cortada
2 cenouras cortadas
2 talos de aipo cortados
2 dentes de alho, cortados
1 lata pequena de tomates pelados
1 xícara de lentilhas
6 xícaras de caldo de galinha
1 pitada de tomilho
2/3 de xícara de macarrão pequeno (usei aquele "elbow pasta")
Parmesão ralado à gosto
Sal, pimenta e azeite de oliva à gosto

Esquente o azeite numa panela grande e junte a cebola, cenoura e aipo. Deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione o alho, cozinhe mais um pouco, e os tomates. Deixe o líquido dos tomates evaporar um pouco, acrescente o sal, o tomilho e a pimenta, e junte as lentilhas. Cubra tudo com o caldo de galinha e deixe cozinhar até a lentilha amolecer, cerca de 30 minutos. Fique olhando de vez em quando, pois a lentilha pode sugar muito líquido - neste caso, acrescente àgua ou mais caldo de galinha. Coloque o macarrão e deixe cozinhar por mais uns sete minutos. Conserte o tempero, se precisa, e sirva com parmesão ralado.

Um comentário:

Fabrícia disse...

Que delícia Lud .... sou louca por lentilhas.
Bjs.