domingo, 2 de dezembro de 2007

Risoto de abóbora com açafrão


Sábado comemoramos o aniversário de Luiz, e decidi dar uma incrementada num prato que estava querendo fazer já há algum tempo. O prato era o risoto de abóbora com açafrão do livro "Barefoot Contessa Family Style", de Ina Garten, e a parte especial ficou por conta das seis abóboras cuti-cuti que usei para servir o risoto. Deu um certo trabalho para abrir os topos das abóboras, e tive que assá-las por uns trinta minutos para conseguir raspar a carne de dentro até formar um bowl, mas valeu a pena. O visual ficou incrível, fez bom uso das abóboras que abundam por aqui nesta época, e ajudou a aplacar o frio arrasador que tem feito nos últimos dias.

Ingredientes (serve seis pessoas):

- 2 1/2 xícaras de arroz arbóreo
- 6 xícaras de caldo de galinha
- 2 chalotas ou uma cebola cortadinha
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- azeite de oliva, sal e pimenta do reino
- uma pitada de fios de açafrão
- 6 fatias de pancetta ou bacon cortado em cubinhos
- 1 abóbora butternut, mais 6 abóboras pequenas para servir (opcional)

Um outro pequeno detalhe é que não dá para aproveitar a carne das abóboras pequenas na receita, pois para usá-las como bowl é preciso assar até a carne ficar "tirável" com uma colher (e a receita pede a abóbora cortada em cubinhos e com consistência mais al dente). Então eu reservei e congelei o purê das abóboras pequenas para usar em outra ocasião, e usei a carne de uma abóbora butternut (é, eu sei, mas o que a gente não faz por amor...).

A abóbora pode ser preparada com antecedência. Basta descascá-la, retirar as sementes, cortar em cubinhos de aproximadamente 1 centímetro e espalhá-los numa assadeira com um punhado de sal, pimenta e azeite de oliva. Asse no forno médio por uns 15 minutos, até ficar macia mas ainda al dente. Reserve.

O restante da receita é similar à de qualquer outro risoto. Deixe uma panela com o caldo de galinha fervendo e coloque o açafrão para dissolver no caldo. Em outra panela maior, coloque a manteiga para derreter com um fio de azeite de oliva. Frite as chalotas com a pancetta até ficar dourada, depois acrescente o arroz e frite mais um pouco. Coloque o vinho branco e mexa até o líquido quase evaporar. Acrescente um pouco do caldo de galinha com açafrão por vez, mexendo sempre até quase evaporar. Fique provando para ver quando o arroz estiver totalmente cozido. Quando estiver, retire do fogo, veja se precisa de sal ou pimenta, acrescente o queijo ralado e os cubinhos da abóbora cozida e sirva em seguida.

2 comentários:

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE LINDO....DIGNO DAS MAIS FAMOSAS REVISTAS DE CULINARIA..... BEIJOS, SUA MÃE

Sabor & Arte disse...

Chiquérrimo,eu adorei a sua criatividade.
Fantástico!!!!!!
Bjs
Nani