sábado, 8 de dezembro de 2007

Sopa de brócolis com gorgonzola


Mais uma sopinha fabulosa, desta vez tirada de um livrinho fantástico só de receitas com batatas e outros vegetais. Encontrei esse livro numa barraquinha de promoções em frente ao metrô por módicos sete dólares, e já me rendeu algumas refeições bem interessantes. Para esta sopa você irá precisar de:

- 2 batatas grandes cortadas em cubos (*usei 4 pequenas)
- 1 cebola média cortada em cubos
- 250g de brócolis
- 1 xícara de gorgonzola cortado em cubos (*a receita pede duas xícaras, mas achei demais. Uma é mais do que suficiente)
- 4 e 1/2 xícaras de caldo de legumes
- 2/3 de xícara de creme de leite
- uma pitada de páprica
- sal e pimenta a gosto

Esquente um fio de azeite numa panela funda e salteie a cebola e as batatas por uns cinco minutos. Adicione o brócolis (a receita recomenda separar alguns para enfeitar na hora de servir, mas eu esqueci), o queijo e o caldo de legumes, e deixe ferver por uns 30 minutos. Bata tudo no liquidificador até virar um creme, volte para a panela e acrescente o creme de leite, a páprica, o sal e a pimenta.

A receita diz também que esta sopa congela muito bem, desde que você o faça antes de misturar o creme de leite. Eu reservei um pouco e congelei para ver se fica bom mesmo (até porque ela rende 4 grandes porções e aqui somos apenas dois...). Na falta do brócolis, servi com pedacinhos de gorgonzola e mais uma pitadinha da páprica. Ficou delicioso.

Nenhum comentário: